terça-feira, 17 de junho de 2008

TRIBUTO - SUBLIME (1988 - 1996)

A vida curta do Sublime começou em 1988, quando os amigões Brad Nowell e Eric Wilson, criaram uma banda em Long Beach, Califórnia. Brad na guitarra, Eric no baixo e mais Floyd Bud Gaugh na bateria e nos samplers. O guitarrista tinha tido um contato com o reggae anos antes e levou a influência ao som do grupo, que misturava ainda altas doses de ska, hip hop, punk, funk, surf music e rock.

O começo da banda foi bem parecido com outras surgidas na Califórnia. Os amigos adoram, o pessoal da universidade idem, e o Sublime ia se tornando a banda mais popular do campus. Os caras vão levando aquela vida de sonho: bebendo com os camaradas, fumando uns baseados, surfando, tirando um som com todo o pessoal na praia e gravando as primeiras fitas.

A banda é uma verdadeira família. Todos são amigos, um desenha uns logos, outro ajuda em uma letra, e as bandas amigas, como The Ziggens, No Doubt e outras desconhecidas como Filibuster, Slightly Stoopid e Happoldts (banda de um grande amigo de Brad, Miguel) estão sempre presentes dando um apoio e uma canjinha. O Sublime faz muitos shows em pequenos espaços até chamar atenção de cada vez mais pessoas e rádios universitárias locais.


Rumo ao sucesso

Em 1992, o grupo gravou o primeiro disco, "40. Oz of Freedom", por um selo independente, o Skunk Records. A maioria das composições é do próprio Brad e conta com 2 covers: We’re Only Gonna Die, do Bad Religion, e Hope, do Descendents. As vendas foram boas para o formato independente, com 30 mil cópias só nos shows. Foi na época da turnê deste disco que Brad começou a se viciar em heroína.

O vício começou a dar problemas após o lançamento do segundo disco, "Robbin' The Hood". A música Date Rape (originalmente gravado por menos de 1000 dólares e considerada um clássico cult) tocou muito em rádio local e chamou atenção da MCA Records, mas no dia da negociação do contrato, Brad chegou bêbado e drogado com seu cachorro, que defecou na sala... Mesmo assim o contrato foi assinado.

Em "Robbin' the Hood", algumas musicas mostram claramente o sofrimento de Bradley na luta contra a heroína. Em Pool Shark, ele diz: "Um dia perderei a guerra...", e quem já o viu cantando essa música afirma que a expressão em seu rosto era de dor. Com esses dois álbuns lançados, a banda seguia bem na escalada para o sucesso, mas a vida de Brad continuava muito instável...

Em 1995, o grupo começou a gravação do terceiro álbum, o clássico "Sublime". Produzido pelo lendário surfista Paul Leary, o álbum mesclava reggae, ska, psicodelismo, influências de Hendrix e punk/ hardcore do começo dos anos 80. Um disco realmente memorável e vendeu impressionantes 4 milhões de cópias.

No meio da produção, Brad teve o filho Jakob James Nowell e os problemas com o vício em heroína pioraram. Com isso, em 1996 ele decidiu se internar em uma clínica de reabilitação durante seis meses. Em maio daquele ano, ele se casou com a mãe de seu filho, Troy Dendekker e sem direito à lua de mel, Brad caiu na estrada iniciou a turnê com o Sublime.


Fim nem um pouco sublime

Sete dias depois do casamento, Brad foi encontrado morto no quarto do hotel por overdose de heroína. Naquele dia ele acordou cedo, cheio de disposição, e foi levar Louie, seu inseparável dálmata para dar uma volta na praia. Foi a última vez que todo mundo o viu. Brad perdeu a guerra. Uma overdose de heroína levou a alma do Sublime bem quando a banda estourava nas paradas, e ele nem pôde presenciar esse sucesso...

Os integrantes da banda decidiram que não dava para continuar a tocar no Sublime sem Brad e colocaram um fim nas atividades. Em 1999 Bud e Eric formaram o grupo Long Beach Dub AllStars e continuaram a carreira na música.

Após a morte de seu líder, foram lançados sobras de estúdio como o play "Second Hand Smoke", o disco ao vivo "Stand By Your Van" e um disco solo de Brad com performances acústicas .


"40 oz. To Freedom" (1992)

1. Waiting For My Ruca
2. 40oz. To Freedom
3. Smoke Two Joints
4. We're Only Gonna Die For Our Arrogance
5. Don't Push
6. 5446 That's My Number/Ball And Chain
7. Badfish
8. Let's Go Get Stoned
9. New Thrash
10. Scarlet Begonias
11. Live At E's
12. D.J.s
13. Chica Me Tipo
14. Right Back
15. What Happened
16. New Song
17. Ebin
18. Date Rape
19. Hope
20. KRS-One
DOWNLOAD


"Robbin' the Hood" (1994)



1. Waiting For Bud
2. Steady B Loop Dub
3. Raleigh Soliloquy Pt.
4. Pool Shark
5. Steppin' Razor
6. Greatest-hits
7. Free Loop
8. Q - Ball
9. Saw Red
10. Work That We Do
11. Lincoln Highway Dub
12. Pool Shark
13. Cisco Kid
14. Raleigh Soliloquy Pt.
15. STP
16. Boss D.J.
17. I Don't Care Too Much For Reggae Dub
18. Falling Idols
19. All You Need
20. Freeway Time In LA County Jail
21. Mary
22. Raleigh Soliloquy Pt. 3/Don't P
DOWNLOAD



"Sublime" (1996)


1. Garden Grove
2. What I Got
3. Wrong Way
4. Same In The End
5. April 29, 1992 (Miami)
6. Santeria
7. Seed
8. Jailhouse
9. Pawn Shop
10. Paddle Out
11. The Ballad Of Johnny Butt
12. Burritos
13. Under My Voodoo
14. Get Ready
15. Caress Me Down
16. What I Got
17. Doin' Time
DOWNLOAD




"Second Hand Smoke" (1997)


1. Doin' Time
2. Get Out!
3. Romeo
4. New Realization
5. Don't Push
6. Slow Ride
7. Chick On My Tip
8. Had A Dat
9. Trenchtown Rock
10. Badfish
11. Drunk Drivin'
12. Saw Red
13. Garbage Grove
14. April 29th, 1992 (Leary)
15. Superstar Punani
16. Legal Dub
17. What's Really Goin' Wrong
18. Doin' Time
19. Thanx Dub
DOWNLOAD



"Sublime Acoustic: Bradley Nowell & Friends" (1998)


1. Wrong Way
2. Saw Red
3. Foolish Fool
4. Don't Push
5. Mary / Big Salty Tears
6. Boss D.J.
7. Garden Grove
8. Rivers Of Babylon
9. Little District
10. KRS-One
11. Marley Medley - Guava Jelly / This Train
12. What Happened / Eye Of Fatima
13. Freeway Time In L.A. County Jail
14. Pool Shark 15. It's Who You Know
DOWNLOAD



"Stand By Your Van" (1998)


1. Don't Push
2. Right Back
3. New Thrash
4. Let's Go Get Stoned
5. Greatest Hits
6. Date Rape
7. S.T.P.
8. Badfish
9. D.J.S.
10. Work That We Do
11. Poolshark
12. Ebin
13. All You Need
14. Waiting For My Ruca
15. Caress Me Down
16. KRS-One
DOWNLOAD

2 comentários:

alberti disse...

Antigamente escutava Sublime numa fita, agora to baixando pra toca no meu iPobre. Stand By Your Van, saudade.

Dida disse...

Bons tempos aqueles da fitinha...

Antigamente, novidades eram só de amigos trazendo da gringa CD's ou gastando muita sola (e parte do salário...) na Galeria do Rock fuçando em todas as lojas...