Por volta de 1955, alguns bares, hotéis e clubes se tornaram redutos para músicos interessados em mostrar seu trabalho. O bar Judô Azul, escondido atrás do cinema Rian, tinha Tom Jobim como pianista, vivia cheio de músicos e futuros músicos cariocas. No Clube Tatuis, em Ipanema, ocorriam algumas jam sessions com o violonista Cadinho e, às vezes, com Tom Jobim. Serenatas noturnas aconteciam no Porto 6. No Clube Leblon e no Hotel América também aconteciam reuniões e sessions inspiradas na música norte-americana.
Outras reuniões aconteciam no apartamento do casal capixaba Jairo e Altina Leão na Av. Atlântica. Eles recebiam com prazer os amigos da filha caçula do casal, a tímida Nara Loffego Leão, para reuniões musicais em que se trocavam acordes e idéias, tudo regado a muito refrigerante e sucos de frutas. O apartamento em que moravam entrou para a História como o principal reduto da nova turma da Bossa Nova, freqüentado por Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Carlos Lira, Luís Carlos Vinhas, os irmãos Castro Neves, Luís Eça, Baden Powell, às vezes João Gilberto, e eventualmente por Tom Jobim. Ou seja, a turma que criou a bossa nova.
Outro apartamento que se transformou em point para os músicos foi o de Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli. Ali diversos músicos apareciam para passar a noite, entre eles Caetano Zama, Pedrinho Mattar e Miéle, mas o mais ilustre foi João Gilberto, que tinha o costume de voltar com o sol nascendo, depois de passar a noite por bares cariocas.
"Canção de Amor Demais" - LP , com Elizeth Cardoso, e "Chega de Saudade"- compacto 78 rpm, de João Gilberto, lançados em 1958, sãoconsiderados os precursores da Bossa Nova. Elizeth interpretava canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, enquanto João Gilberto tinha Bim-bom no lado B de seu álbum, um dos clássicos da música brasileira, no qual mostrava uma nova forma de tocar violão.
Com seu primeiro álbum,"Chega de Saudade", João Gilberto começa a se tornar conhecido pelo Brasil.O violinista já mostrava seu gênio difícil, ao pedir dois microfones, um para a voz e outro para o violão, algo não muito usual para a época, além de interromper as gravações a todo o momento, dizendo que os músicos erraram o arranjo, ou que o som não estava bom, um pequeno exemplo do que ele faz até hoje.
A contra-capa vinha assinada por Vinicius de Moraes na qual ele se derrete em elogios a sua amizade com Irineu Garcia, Elizete Cardoso e a parceria com Tom Jobim, assim expressa: "(...) Nem com este LP queremos provar nada, senão mostrar uma etapa de nosso caminho de amigos e parceiros no divertidíssimo labor de fazer sambas e canções, que são brasileiros, mas sem nacionalismos exaltados e dar alimento aos que gostam de cantar, que é coisa que ajuda a viver".
1. Chega de saudade
2. Serenata do adeus
3. As praias desertas
4. Caminho de pedra
5. Luciana
6. Janelas abertas
7. Eu não existo sem você
8. Outra vez
9. Medo de amar
10. Estrada branca
11. Vida bela
12. Modinha
13. Canção do amor demais
DOWNLOAD
JOÃO GILBERTO - "Chega de Saudade" (1959)
"João Gilberto é um baiano, "bossa-nova" de vinte e seis anos.
Ele acredita, que há sempre lugar para uma coisa nova, diferente e pura que - embora à primeira vista não pareça - pode se tornar, como dizem na linguagem especializada: altamente comercial. Porque o povo compreende o Amor, as notas, a simplicidade e a sinceridade. Eu acredito em João Gilberto, porque ele é simples, sincero e extraordinàriamente musical."
1. Chega de Saudade
2. Lobo Bobo
3. Brigas Nunca Mais
4. Hô-bá-lá-lá
5. Saudade Fez Um Samba
6. Maria Ninguém
7. Desafinado
8. Rosa Morena
9. Morena Boca de Ouro
10. Bim Bom
11. Aos Pés da Cruz
12. É Luxo Só
DOWNLOAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário