segunda-feira, 11 de agosto de 2008

BIOGRAFIA - FELA KUTI (1938-1997)

Verdadeiro herói em seu país, a Nigéria, Fela Anikulapo Ransome Kuti nasceu em 15 de outubro de 1938 (na cidade de Abeokuta, no sul da Nigéria, conhecida como a capital do Estado de Ogum), e criou o Afro Beat, um estilo musical único que funde o Jazz, a Soul Music e os elementos do Funk afro-americano com a sonoridade da África Ocidental, a música tradicional nigeriana e ritmos Iorubás. Uma verdadeira catarse espiritual e underground.

Com seu time musical, entrava em longos transes percussivos acompanhados de baixos elétricos, guitarras em profusão, coro feminino em primeiro plano e um mar de instrumentos de sopro, com o saxofone de Kuti sempre destaque.

Músico genial, cidadão combativo e engajado nas questões políticas do Continente Africano e dos direitos humanos, suas letras poderosas e críticas clamam pela conscientização negra e passam intensa mensagem humana e espiritual, provocando e atacando o sistema capitalista e incitando a luta contra a injustiça social e racial na África.

1958

Muda-se para Londres com a intenção de estudar Medicina, mas acabou decidindo estudar música no Trinity College of Music. Lá, ele formou a banda Koola Lobitos.

1969

Fela leva a banda para os Estados Unidos. Lá, descobre o movimento Black Power através de Sandra Smith (hoje Isidore), uma partidária do Panteras Negras, que influenciaria fortemente sua música e suas visões politícas, e muda o nome do The Koola Lobitos para "Nigeria 70" .
Retornando para a Nigéria, por estar sem licença de trabalho nos Estados Unidos, Fela resolve mudar novamente o nome da banda, agora para "Africa 70".

1974

Fela decide que sua residência será a "República Kalakuta", uma comunidade/estúdio de gravação/casa para as pessoas ligadas à sua banda e ideologias, e que mais tarde ele declarou independente do Estado da Nigéria. Montou também uma boate no Empire Hotel, chamada Afro-Spot e depois Afrika Shrine, onde ele se apresentava com regularidade. Notório canabista, fazia questão de ostentar baseados imensos, que esfumaçavam a cara de suas visitas...

Em uma dessas lendárias apresentações em seu clube, nada menos que Bootsy Colins e James Brown estavam na pláteia e literalmente surtaram com a performance matadora e selvagem de Fela. As lembranças dos dois músicos – ambos figuras essenciais na concepção do funk norte-americano – ilustram uma das mais saudáveis e criativas trocas de referências que já brindaram a música, já que o próprio Fela Kuti não escondia a influência que o soul de James Brown exercera na sonoridade de sua primeira banda, The Koola Lobitos. Fela também foi uma fonte de inspiração para um sem-número de músicos de várias vertentes da chamada "Black Music",entre eles Ginger Baker,Stevie Wonder e Lester Bowie.

1977

Fela Kuti e Afrika 70 lançam o sucesso Zombie, um ataque feroz aos soldados nigerianos, usando a metáfora "zumbi" para descrever os métodos das forças armadas nigerianas.
O álbum foi um sucesso esmagador entre o público e enfureceu o governo, dando início a um cruel ataque à República Kalakuta, durante o qual mil soldados incendiaram a comunidade e a senhora Olufunmilayo Ransome-Kuti (mãe de Fela), então com 77 anos, foi arremessada pelos invasores do primeiro andar de Kalakuta . Fela foi espacado quase até a morte e ficou preso 27 dias.

1978

Fela e sua banda foram então morar no Crossroads Hotel, visto que a Shrine tinha sido destruída junto com sua comunidade. Nesse mesmo ano, Fela casou-se com 27 mulheres - para marcar o aniversário do ataque na República Kalakuta - sendo que 16 participavam harmonicamente na sua banda, e as outras 11 viviam juntas na maior felicidade...

80's

Durante os anos 80 sua produção musical não cessou e Fela continuou a lançar álbuns, mas agora com uma nova banda, a "Egypt 80". Fez algumas turnês de sucesso no Estados Unidos e na Europa e também continuou politicamente ativo.

90's

Sua produção de álbuns reduziu-se na década de 90 e ele enfim parou de lançar mais obras. A luta contra a corrupção militar na Nigéria estava causando estragos, principalmente durante a ascenção do ditador Sani Abacha.

Em 3 de Agosto de 1997, Olikoye Ransome-Kuti, proeminente ativista contra a AIDS, chocou a Nigéria anunciando a morte de seu irmão mais novo vítima da AIDS. Mais de um milhão de pessoas compareceram ao funeral de Fela no local da antiga Afrika Shrine, sua boate. Uma nova Afrika Shrine foi aberta depois em Lagos sob a supervisão do seu filho Femi Kuti, hoje integrante do Antibalas Afrobeat Orchestra.

Com mais de uma centena de discos com sua participação (álbuns geralmente divididos em quatro blocos de quinze minutos, que tornavam-se horas ao vivo), Fela criou uma obra tão vasta quanto densa, de valor inestimável. Mas como a África, Fela Kuti é deixado de lado da história mundial, como um gigante incompreensível, uma floresta fechada onde nenhum homem jamais esteve.

Fontes : Radiola Urbana e Wikipedia

Nenhum comentário: