terça-feira, 3 de junho de 2008

TRIBUTO: 50 ANOS DA BOSSA NOVA

A Bossa Nova está fazendo 50 anos em 2008 ! O Noise Brigade preparou uma singela homenagem para a Bossa, que se tornou um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos e influentes em todo o mundo e hoje pode ser considerado um símbolo nacional.

Graças à Bossa Nova a música brasileira deixou de ser uma curiosidade exótica e passou a integrar o repertório dos músicos e dos ouvintes mais sofisticados do Planeta.

O mês de Junho será dedicado ao ritmo, com posts de álbuns clássicos, histórias e também biografias dos principais personagens deste movimento tão importante na história de nossa música ! Enjoy !

Os Primórdios

Nos anos 40, a grande novidade musical foi o lançamento, em 1946, de "Copacabana", um samba-canção de João de Barro e Alberto Ribeiro, gravado pelo cantor Dick Farney, com claras influências da música americana. A composição foi a precursora do que se chamou Samba Moderno, cujos grandes intérpretes foram o próprio Dick Farney e Lúcio Alves.

A suposta rivalidade destes dois grandes cantores era alimentada pela imprensa e por seus fã-clubes. No início dos anos 50, eram eles, com suas vozes aveludadas, os maiores ídolos da juventude brasileira. Ao lado de Ary Barroso, Johnny Alf, Garoto, Dolores Duran, Luiz Bonfá e Tito Madi, entre outros, influenciaram decisivamente a formação da geração que se consagraria através da Bossa Nova.

Também era moderno gostar de conjuntos vocais como os Garotos da Lua, do qual João Gilberto foi crooner, e os Quitandinha Serenaders, que contavam com Luiz Bonfá ao violão. Ou ainda Os Cariocas, então em sua formação original: lsmael Netto, Severino Filho, Badeco, Quartera e Valdir. Todos eles também demonstravam uma sensível influência da música americana, mais elaborada e de uma certa forma mais elegante.

Nenhum comentário: