sexta-feira, 3 de outubro de 2008

JAZZ

MILES DAVIS - "The Complete Bitches Brew Sessions" (1970)


Nesse álbum - um dos mais influentes, geniais e polêmicos da história - a densidade absoluta da música é quase sinfônica: momentos com 3 teclados (Chick Corea, Larry Young e Joe Zawinul) tocando acordes dissonantes e discordantes; 2 baixistas (Ron Carter e Dave Holand); o sinuoso timbre barítono do clarinete de Benny Maupin; o poderoso sax soprano de Wayne Shorter; o caos elegantemente controlado da guitarra de John McLaughlin e o time de 3 percussionistas pairam acima da silenciosa tempestade provocada pelo trompete em surdina de Miles.

Tudo é improvisado livremente, com influências do jazz modal, free improv,temas indianos,árabes e africanos, funk americano e blues. Dessa miscelânea sonora iria nascer um novo estilo de jazz, o Fusion, que seria uma das principais influências sonoras de boa parte do Rock Progressivo na primeira metade dos anos 70.

'Bitches Brew' vendeu meio milhão de cópias em 1 ano e alcançou o Top 10 americano - feito impressionante para um disco de jazz - e tornou Miles Davis mais "importante" do que havia sido durante mais de uma década. Ele conquistou a coroa do Rei do Jazz e a sustentou até sua morte, 20 anos depois.

O grande prazer de ouvir esse álbum é perceber que Miles além de só chamar músicos de primeira linha, fazia de bom usos deles, utilizando suas capacidades e talentos às vezes a exaustão.

Indispensável na sua discoteca de jazz.

Disco 1

1. Pharaoh's Dance
2. Bitches Brew
3. Spanish Key
4. John McLaughlin

Disco 2

1. Miles Runs The Voodoo Down
2. Sanctuary
3. Great Expectations
4. Orange Lady
5. Yaphet
6. Corrado 1/Corrado

Disco 3

1. Trevere
2. The Big Green Serpent
3. The Little Blue Frog (Alt.)
4. The Little Blue Frog (Mst.)
5. Lonely Fire
6. Guinnevere

Disco 4

1. Feio
2. Double Image
3. Recollections
4. Take It Or Leave It
5. Double Image

Um comentário:

Badseed disse...

Dida deve haver um ESP trans-atlantico, pois hoje estava a ouvir este disco (comecei pelo Tutu)e lembrei-me de te perguntar se conhecias, parece que sim.
Agora estou a ouvir o Charlie Hunter & Pound for Pound, (não sei se conheces)Return of the Candyman, grande bomba.
Um bom fim de semana.