terça-feira, 3 de junho de 2008

As Parcerias

As parcerias foram um forte fator para o sucesso da Bossa Nova. Roberto Menescal, Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli passaram a compor juntos e "Se é Tarde Me Perdoa" e "Lobo Bobo" foram umas das primeiras composições do trio. Bôscoli compos com Chico Feitosa, sendo que "Sente", "Complicação" e "Sei", são músicas desta fase. Conjuntos, como o American Jazz, formado pelos irmãos Castro Neves, também começaram a surgir e Bôscoli também se uniu com Oscar, o violinista do grupo, na criação de Não Faz Assim, mais uma das primeiras canções da Bossa Nova.

João Gilberto voltava de viagem e resolveu mostrar suas composições para alguém. Gilberto pegou o violão e mostrou em primeira-mão "Ô-ba-la-lá" para Roberto Menescal, que gostou e resolveu mostrar a música para outras pessoas. Parou, então, no apartamento de Ronaldo Bôscoli, depois foram para a casa de Nara Leão. Com isso João Gilberto foi adotado pela turma e, com o tempo, passou a liderar o "movimento".

João Gilberto só conheceu Tom Jobim graças a uma indicação do fotógrafo Chico Pereira. Os dois não se conheciam pessoalmente, apenas de nome, nas apresentações pela noite carioca. João Gilberto bateu na porta de Tom Jobim e mostrou suas composições. Tom também mostrou algumas criações suas e apresentou "Chega de Saudade", que estaria no álbum Canção do Amor Demais, de Elizeth Cardoso.


SYLVIA TELLES,LÚCIO ALVES E ROBERTO MENESCAL - "Bossa Sessions" (1964)

1. Baiãozinho
2. Ela é carioca
3. Vivo sonhando
4. Amanhecendo
5. Ainda mais lindo
6. Cinco por oito
7. Telefone
8. Definitivamente
9. Moça da praia
10. Tempinho bom
11. Primavera
12. Esse seu olhar

STAN GETZ E LUIZ BONFÁ - "Jazz Samba Encore !" (1963)

Bonfá foi, como compositor, um dos responsáveis pela transição do samba-canção para a Bossa Nova, com suas composições do início da década de 50, interpretadas por nomes como Nora Ney, Lucio Alves e Johnny Alf. Seu maior êxito, Manhã de Carnaval, feita para o filme Orfeu do Carnaval (1959), tem incontáveis gravações em todo o mundo, a primeira delas feita por Agostinho de Santos.

Tendo morado nos Estados Unidos por muitos anos, principalmente nas décadas de 50 e 60, Bonfá pertence àquela categoria de gênios musicais brasileiros mais conhecidos no exterior do que em seu próprio país. Gravou dezenas de discos , mas seu catálogo no Brasil é pequeno.No fim da década de 60 Bonfá trabalhou com Eumir Deodato nos EUA, tendo se dedicado ao jazz e sido gravado por gente como Frank Sinatra e Sarah Vaughan.

1. Sambalero
2. Só Danço Samba
3. Insensatez
4. O Morro Nao Tem Vez
5. Samba De Duas Notas
6. Menina Flor
7. Mania De Maria
8. Saudade Vem Correndo
9. Um Abraco No Getz
10. Ebony Samba (Second Version)
11. Ebony Samba
DOWNLOAD

Nenhum comentário: