Nascido na cidade de Chur, na Suíça, em 5 de fevereiro de 1940, o artista plástico H. R. Giger é dono de um estilo que revolucionou o mundo visual pela sua ousadia, obscenidade e desconstrução do perfeito. As criações de Hans Ruedi Giger invadiram o mundo sob diferentes formas: pintura (por vezes beirando o fetichismo sexual e consideradas por muitos como perturbadora), escultura, cinema (trabalhou como designer no cenário do filme Alien, ganhando um Oscar em 1980), música, tatuagem e vida noturna (tem bares temáticos em Tókio e na Suíça). Odiado e amado por milhões ao redor do mundo, suas obras colocam o espectador num mundo frio, orgânico, escatológico e futurista.
Giger foi descoberto na música pela banda de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer. Em 1973 a capa do disco Brain Salad Surgery ganhou uma das mais belas ilustrações do suíço. Em 1978 Giger foi convidado por Debby Harry (Blondie) para ilustrar a capa do disco Koo-Koo. Utilizando uma foto da vocalista, Giger colocou seu belo rosto perfurado por quatro enormes pregos.
Mas nenhuma escolha foi tão problemática como o poster pornográfico na parte central do disco Frankenchrist, dos Dead Kennedys. Este poster rendeu à banda longo e cansativo processo judicial, um dos motivos que provocou o seu fim.
Abaixo segue algumas capas de discos feitas por Giger, sendo que a capa dos álbuns Koo-Koo (Debbie Harry) e Brain Salad Surgery (Emerson, Laker & Palmer) figuram no "Top 100" da Rolling Stone Magazine, na categoria de melhores capas do século.
1. Emerson, Lake and Palmer - Brain Salad Surgery (1973)
2. Debbie Harry - Koo Koo (1981)
3. Island - Pictures (1977)
4. Floh de Cologne - Mummies (1974)
5. Atrocity - Hallucinations (1990)
6. Steve Stevens - Atomic Playboys (1989)
7. Magma - Attahk (1978)
9. Celtic Frost - To Mega Therion (1985)
10. Pankow - Freedom for the Slaves (1987)
Para saber mais sobre a obra deste genial artista, visite o site HR Giger - The Official Website
Um comentário:
H. R. Giger, um dos maiores artistas surrealistas fantásticos que já existiram, é autor de obras de ilimitada criatividade. Sua imaginação era riquíssima.
Perdeu-se uma genial e brilhante mente artística.
Eu possuo o volume Necronomicon I, de 1984, edição suíça, escrito em alemão, em perfeito estado de conservação. O livro, esgotado na editora, a Edition C suíça, possui mais de 80 páginas com mais de cento e cinquenta ilustrações, pinturas, fotografias, inclusive deste artista com Salvador Dali.
Possui uma biografia do autor, bem como comentários de especialistas na arte e na vida do artista.
Edição luxuosa, de 42,0 cm por 30 cm, em papel couche, pouquíssimo manuseada, estou pedindo R$ 300,00. Quem se interessar pelo livro, favor me enviar uma mensagem
em minha página do Facebook.
Logan Solo.
Postar um comentário