sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

André Barcinski - "Barulho"


"Barulho – Uma Viagem Pelo Underground do Rock Americano" é o nome de um livro pioneiro para o rock nacional, escrito por André Barcinski, que hoje produz eventos ligados à música. "Barulho" registra a parte mais ruidosa da história do rock americano dos últimos quinze anos.

Encomendaram a ele uma série de reportagens sobre o novo rock americano para ser publicado na revisa Bizz, isso lá no início dos anos 90, quando o tal grunge se esboçava, mas outras bandas também se destacavam. Barcinski viajou para os EUA e conversou com todas elas : dos pais do punk in USA, Joey Ramone e o líder/fundador dos Dead Kennedys, Jello Biafra, à safra de Seattle, com Nirvana à frente e Mudhoney logo atrás. Dos freaks dos Red Hot Chili Peppers e do psycobilly dos Cramps à trilha sonora do fim do mundo do Ministry.

A coisa ficou tão legal que Barcinski resolveu publicar tudo num livro, mesmo num país – ao menos à época – pouco acostumado a consumir livros de rock. O resultado é excelente, com textos e mais de cem fotos de Barcinski e um acabamento gráfico espantoso. Foi lançado originalmente pela Editora Paulicéia, e deve estar fora de catálogo. Mas se você encontrar um exemplar, em algum sebo ou lojas de comprar virtuais, pode levar. Sem erro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho o livro autografado pelo Jello Biafra e pelo Paul Barker do Ministry.

Rolou uma tarde de autografo e depois uma festa na extinta Dr.Smith no RJ.

FODA.

Renata Lima disse...

Eu tenho o livro... sem nenhum autógrafo, mas inteiraço ainda... Foi o máximo, quando lançou ainda não tinha internet, nem nada, era só a Bizz e as importadas...