sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

DISCÃO

RED HOT CHILI PEPERS - "Bloodsugarsexmagik" (1991)

Para começar, "Bloodsugarsexmagik" é um disco imprescindível na discoteca, por seu mérito histórico musical. Em 1991, o Red Hot Chili Peppers não era mais a novidade da temporada. Já tinham sete anos nas costas e problemas de gente grande que os amadureceram enquanto homens e músicos. Por outro lado, o frescor da juventude ainda era forte, fazendo pulsar a curiosidade e a ousadia. É justamente a mistura do "eu já sei" com o "eu quero saber" que Blood Sugar foi concebido.

A abertura do disco é um bom exemplo. "The Power of Equality" e "If You Have to Ask" são dois padrões do que se espera de melhor da banda: poderosos funks forrados de guitarras hipnóticas de Frusciante. Quando você se prepara para ouvir a terceira faixa, surge "Breaking the Girl", levada no violão, com vocais suaves e batidas primitivas.

As demais 14 músicas seguem nesse mesmo clima sinuoso, nos quais composições mais tradicionais ("Suck my Kiss", "Mellowship Slinky in B Major", "Naked in the Rain") se encaixam bem a temas nunca antes arriscados, como as baladas "Under the Bridge" e "I Could Have Lied". Funk virulento e metais de New Orleans em "Apache Rose Peacock", uma das melhores músicas já criadas pelo RHCP. Nas beiradas, a melhor safra de letras feitas por Anthony Kiedis e Cia. Da sacanagem juvenil à dor de cotovelo, funcionam sem forçar a credibilidade.

"Bloodsugarsexmagik" também é a matriz que deu ao mundo o maior hit do RHCP, a indefectível "Give it Away", e abriu os portões do mainstream para o quarteto. Isso sem contar que o CD original traz várias viagens artísticas, como a belíssima e original capa e o encarte com fotos assinadas pelo cineasta Gus Van Sant (Drugstore Cowboy, Elephant).

Completando com um tom mítico que torna "Bloodsugarsexmagik" básico na discoteca, nada como uma boa história de bastidores. Especialistas garantem que na casa na qual o álbum foi gravado, os Beatles tiveram sua primeira experiência com LSD. O guitarrista John Frusciante também disse ter visto fantasmas pelo local — há, inclusive, quem jure ouvir ruídos ou elementos estranhos em meio às músicas.

A carreira discográfica do Red Hot Chili Peppers é um pedaço de bolo. Uma base com quatro discos medianos ("Stadium Arcadium", "Californication","By the Way","One Hot Minute"). Uma cobertura de quatro ótimos discos ("The Red Hot Chili Peppers", "Freaky Styley", "Uplift Mofo Party Plan", "Mother's Milk). E exatamente no meio, o recheio com o disco perfeito: "Bloodsugarsexmagik".

1. The Power Of Equality
2. If You Have To Ask
3. Breaking The Girl
4. Funky Monks
5. Suck My Kiss
6. I Could Have Lied
7. Mellowship Slinky In B Major
8. Righteous and the Wicked, The
9. Give It Away
10. Blood Sugar Sex Magik
11. Under The Bridge
12. Naked In The Rain
13. Apache Rose Peacock
14. The Greeting Song
15. My Lovely Man
16. Sir Psycho Sexy
17. They're Red Hot
DOWNLOAD

Nenhum comentário: