quarta-feira, 25 de junho de 2008

RAP/HIP HOP

BEASTIE BOYS - "Check Your Head" (1992)

Se no ótimo álbum Paul’s Boutique, o ar engraçadinho e festeiro do primeiro disco se acaba e as raízes do hip-hop old school são flertadas, em Check Your Head há uma evolução musical imensa e elimina-se totalmente a pecha de garotinhos brancos e judeus que querem bancar de rapper, agora eles são os próprios.
Produzido pelo brasileiro Mario Caldato Jr. o disco foi o primeiro a ser gravado no próprio estúdio da banda (G-Son), na Califórnia, e o primeiro a sair pelo selo próprio da banda, Grand Royal, que havia sido criado há pouco tempo, e de propriedade de todos os membros da banda (em 2001 fecharam as portas). Os BB voltam às suas raízes punk ( pela primeira vez, gravando com seus próprios instrumentos, fato que se repetirá em todos os discos posteriores) misturando Hip-Hop de samples e rimas,Jazz cabeçudo, guitarras funkeadas,Soul, Arena Rock, Folk Rock, Bossa Nova e até Pop.
Agora, depois de ler tudo isto, demorou pra baixar...

1. Jimmy James
2. Funky Boss
3. Pass The Mic
4. Gratitude
5. Lighten Up
6. Finger Lickin' Good
7. So What'Cha Want
8. The Biz Vs. The Nuge
9. Time For Livin'
10. Something's Got To Give
11. The Blue Nun
12. Stand Together
13. Pow
14. The Maestro
15. Groove Holmes
16. Live At P.J.'s
17. Mark On The Bus
18. Professor Booty
19. In 3's
20. Namaste
DOWNLOAD


RUN DMC - "Run DMC" (1984)

Os MCs Run (Joseph Simmons) e DMC (Daryl McDaniel) cuja sigla de seu apelido provém de Disco Mix Club - antiga convenção pós-Zulu Nation de DJ's e MC's que visava propagar o Hip Hop - criaram um novo paradigma para o hip-hop.
Este primeiro trabalho do Run DMC é um dos mais influentes discos de rap de todos os tempos, os mandamentos sagrados do rap. A produção é potente e também minimalista, trabalhando sobre uma base de bateria eletrônica com fragmentos de guitarra e sintetizadores, aliados com o scratching inovador de Jam Master Jay (Jason Mizell). DJ Run e Daryll DMC provocam os "Sucker's MC's" com incrível habilidade para intercambiar frases e acabar as rimas do outro, coisa que os Beastie Boys aprenderam, e muito bem, por sinal...
Ainda que o Run DMC não estivesse ligado a nenhuma gang, este álbum também foi o ponto de partida para o fenômeno do gangsta rap, movimento que voltaria a alterar a face do rap novamente, cerca de 5 anos mais tarde.

1. Hard Times
2. Rock Box
3. Jam-Master Jay
4. Hollis Crew (Krush-Groove 2)
5. Sucker M.C.'s (Krush-Groove 1)
6. It's Like That
7. Wake Up
8. 30 Days
9. Jay's Game
DOWNLOAD

Nenhum comentário: