sexta-feira, 29 de agosto de 2008

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

BIOGRAFIA - COMPAY SEGUNDO (1907-2003)

Maximo Francisco Repilado Muñoz, nasceu em 18 de Novembro de 1907 em Siboney, Santiago de Cuba. Torna-se Compay Segundo apenas em 1948, ano em que fundou o duo Los Compadres, no qual atuava como segunda voz, conhecida em Cuba como 'Segunda'.

Compay era um auto-didata e começou muito novo a tocar guitarra, depois aprendeu a tocar Tres, uma guitarra tipicamente cubana, com três cordas. Inventou o 'harmónico', uma guitarra de sete cordas (as normais contam com seis), em que a terceira, a nota Sol, surge dobrada uma oitava acima.

Sua voz rouca e redonda e o estilo inimitável - sempre impecavelmente vestido, chápeu panamá branco e um cigarro na boca - destacaram-se sobretudo em Havana a partir de 1934. Com ele, o 'son', música rural do fim do século XIX, ganhou uma nova roupagem e também um novo ídolo. Também flertou com a guaracha, bolero e ritmos caribenhos.

Aos 15 anos escreve a sua primeira música, "Yo Vengo Aqui", com a qual consegue o seu primeiro sucesso. Nessa altura passa por vários conjuntos: o quinteto Cuban Stars de Nico Saquitos, a Banda Municipal de Havana, o quarteto Hatuey de Justa Garcia (com o qual viajou ao México e participou de dois filmes, México Lindo e Tierra Brava) e ainda o Conjunto Matamoros. Em 1948 forma o duo Los Compadres com Lorenzo Hierrezuelo. Estamos nos anos 40 e Compay não só deslumbra Cuba como toda a América Latina.

Em 1956 criou o grupo Compay Segundo y sus Muchachos, com quem trabalhou até sua morte. Compay passa a integrar a orquestra do Buena Vista Social Club, o local de talentos de Havana e também um dos espaços mais frequentados da cidade. Este mítico cabaret, entretanto destruído, contribuiu em muito para o aumento da popularidade da música afro-cubana durante a era Battista, com Compay na guitarra e na voz, Ruben Gonzales no piano e Omara Portuondo e Ibrahim Ferrer nos coros. Todos eles figuras de destaque do filme-documentário de Wim Wenders, intitulado "Buena Vista Social Club" (1998).

O triunfo da Revolução Cubana em 1959 culminou com o embargo econômico dos Estados Unidos e Cuba ficou isolada... O dinheiro do turismo desaparece e as portas do Buena Vista Social Club, assim como de outros cabarets de Havana, são fechadas e Compay foi obrigado a interromper as atuações noturnas, passando a enrolar charutos numa fábrica durante vários anos, o que provocou um longo período no ostracismo. Para Compay esta foi uma época abençoada, porque considera um charuto tão importante como a música, ambos indispensáveis à vida.

Na década de oitenta Compay voltou a fazer música em Cuba e participou de concertos na América Latina, Estados Unidos, Portugal e especialmente na Espanha, onde gravou seus últimos discos. Em 1995 Compay teve uma antologia sua organizada por Santiago Auserón, e foi o início de sua consagração internacional e a retomada de sua carreira artística.

Em 1996 Compay Segundo participou ativamente do projeto Buena Vista Social Club, um disco produzido pelo guitarrista Ry Cooder, em que se reuniram os grandes nomes da música cubana, como Ibrahim Ferrer, Juan de Marcos González, Rubén González, Manuel "Puntillita" Licea, Orlando "Cachaito" López, Manuel "Guajiro" Mirabal, Eliades Ochoa, Omara Portuondo, Barbarito Torres, Amadito "Tito" Valdés e Pio Leyva. O disco foi premiado com o Grammy e promoveu um ressurgimento fabuloso de músicos cubanos que, em alguns casos, estavam no esquecimento por mais de 10 anos. O álbum também é o tema central do documentário homônimo, dirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders.

Aos 94 anos, exercitou uma nova faceta artística ao estrear nos palcos como ator, na peça que ele mesmo escreveu, intitulada "Se Secó el Arroyto" ("Secou-se o Pequeno Rio"), baseada em uma de suas canções e que narra os amores frustrados de um jovem casal nos anos anteriores à Revolução Cubana (1959). Apesar de abordar assuntos políticos nas suas canções, o músico nunca se viu envolvido em problemas que o obrigassem a sair de Cuba, uma situação vivida por muitos outros artistas.

Compay Segundo carregou consigo um pouco da história da música cubana e nunca fez segredo da sua alegria de viver: o charuto, as flores, o rum e as mulheres. Deixou cinco filhos, das várias dezenas de mulheres que assume ter tido.

O músico cubano morreu aos 95 anos no dia 13 de Julho de 2003 - em decorrência de uma insuficiência renal - em sua casa em Miramar, bairro de Havana. Número de azar ou não, o certo é que no dia 13 a música a ficou mais pobre.


"Grandes Exitos" (2000)

1. Filiberto
2. Juramento
3. Un Jardinero De Amor
4. Oui Parle Francais
5. Te Apartas De Mi
6. Me Diras Que Sabroso
7. El Calderito
8. Pobre Corazon
9. Francisco Guayabal
10. Maria En La Playa
11. De Jatibonico A Bolondron
12. Como La Avellaneda
13. Descripcion De Un Sueno
14. Sanluisera
15. Chicharrones Con Tostones
16. A La Casa De La Trova
17. Alli Donde Tu Sabes
18. La Pulidora
DOWNLOAD

sábado, 23 de agosto de 2008

MANGUE BEAT

NAÇÃO ZUMBI- "Nação Zumbi" (2002)

Este álbum auto-entitulado é o terceiro trabalho pós-Chico Science e some de vez com alguma dúvida que restava sobre a Nação Zumbi prosseguir sua carreira sem Chico. Jorge du Peixe trocou sua postura discreta de percussionista pelo centro do palco, honrando o legado de seu amigo de infância e mantendo a estrutura da Nação Zumbi com o auxílio de Lucio Maia e dos tambores de Pupilo, Toca Ogam, Gilmar Bola 8 e Marquinhos.
Neste álbum as letras são fortes (sem soarem panfletárias), há sonoridades eletrônicas em quase todas as faixas e também alguns elementos jazzísticos, como em "Fogo Anda Comigo".
Discão.

1. Blunt Of Judah (confira o vídeo aqui no post !)
2. Mormaço
3. Propaganda
4. Amnesia Express
5. Meu Maracatu Pesa Uma Tonelada
6. Faz Tempo
7. Prato De Flores
8. Know Now
9. Ogan Di Belê
10. Caldo De Cana
11. O Fogo Anda Comigo
12. Tempo Amarelo
DOWNLOAD




MUNDO LIVRE S/A - "Carnaval na Obra" (1998)

O Mundo Livre S/A surgiu em 1984, a partir do que sobrou das bandas punks Trapaça, Serviço Sujo e 101. Formado por Fred 04 (cavaquinho, guitarra e voz), Fábio Malandragem, (baixo), "Chefe" Tony Regalia (bateria), Bactéria Maresia (teclados, guitarra) e Marcelo Pianinho (percussão - substituindo Otto), o grupo passeia por ritmos como o maracatu, sambas envenenados por guitarras, Jorge Ben das antigas , rock'n'roll levado só no cavaquinho e diversas experimentações sonoras.
O nome da banda foi retirado do personagem de um seriado de TV - Agente 86 - que fazia diversas apologias ao tal "Mundo Livre".
Salve Fred 04 !

1. Alice Williams
2. Édipo, o homem que virou veículo
3. Bolo de ameixa (confira o vídeo aqui no post !)
4. A expressão exata
5. Carnaval na obra
6. Quem tem bit tem tudo
7. Meu quinto elemento
8. Quarta parede
9. Ultrapassado
10. O africano e o ariano
11. Negócio do Brasil
12. Maroca
13. Novos Eldorados
14. Compromisso de morte
DOWNLOAD

REGGAE

TROJAN BOX SET - "Beatles Tribute" (2005)

A Trojan Records é uma das gravadoras mais importantes da história da música jamaicana. Fundada na Inglaterra em 1968, ela é especializada em ska, rocksteady,reggae, early reggae,skinhead reggae e dub, tendo no seu "cast" artistas na época iniciantes que posteriormente ficaram muito famosos, como Justin Hinds, Sugar Minott, Horace Andy, Lee Perry's Upsetters, Bob & Marcia, The Cimarons, Desmond Dekker, Bruce Ruffin, Nicky Thomas and Dave and Ansell Collins entre muitos outros...
A gravadora decidiu remasterizar títulos em vinil que estão fora de catálogo há muito tempo, devido à grande procura de colecionadores do mundo todo, relançando estas verdaeiras relíquias da música jamaicana em seus famosos Box Sets.
Neste box, só versões em rocksteady e reggae de clássicos dos Beatles... Vale muito a pena conferir.
Todo mês será postado nesta seção um box set da Trojan, stay tuned !
Boa viagem..........

CD 01

1. I Wanna Hold Your Hand - Glen Adams
2. Hard Day's Night - Pat Kelly
3. And I Love Her - Byron Lee & the Dragonaires
4. You Never Know (I'll Be Back) - Now Generation
5. Yesterday - Joe White
6. Yesterday - Flame All Stars
7. Norwegian Wood (A Darker Shade of Black) - Willie Lindo
8. You Won't See Me - Ernest Ranglin
9. You Won't See Me - Ernie Smith
10. If I Needed Someone - Joe White
11. Eleanor Rigby - B.B. Seaton
12. Hello, Goodbye - Don Carlos
13. Lady Madonna - The Crystalites
14. Hey Jude - John Holt
15. Hey Jude - Dynamites
16. Ob-La-Di, Ob-La-Da - Ken Lazarus
17. Blackbird - The Paragons, Rosalyn Sweat
DOWNLOAD

CD 02

1. I Will - John Holt
2. Get Back - Anonymously Yours
3. Don't Let Me Down - Marcia Griffiths
4. Don't Let Me Down - Harry J All-Stars,
5. Give Peace a Chance - The Maytals
6. Something - The Blues Busters
7. Here Comes the Sun - Sharon Forrester
8. Carry That Weight - Dobby Dobson
9. Let It Be - Nicky Thomas
10. Let It Be - The Soulettes, The Upsetters
11. My Sweet Lord - Keith Lynn & The S.P.M.s
12. Happy Xmas (War Is Over) - John Holt
13. My Love - Ken Boothe
14. Live and Let Die - Byron Lee & the Dragonaires
15. World Without Love - The Techniques
16. Show Me Your Motion (World Without Love) - King Kouchi, , The Techniques
17. Come and Get It - Ken Lazarus
DOWNLOAD

CD 03

1. Reggae and Shout - Black Beatles
2. And I Love Her - Alton Ellis
3. Yesterday - Dandy
4. In My Life - Jackie Robinson
5. In My Life Dub - Pioneer All Stars
6. Hey Jude - Rico & the Rudies
7. Ob-La-Di, Ob-La-Da - Joyce Bond
8. Blackbird - Desmond Dekker
9. Come Together - Israelites
10. Something - Susan Cadogan
11. Here Comes the Sun - Dawn Penn
12. Isn't It a Pity - Nicky Thomas
13. My Sweet Lord - Rudies
14. Imagine - T.T. Ross
15. World Without Love - Del Davis
16. World Without Love - Johnny Arthey Orchestra
DOWNLOAD


THE AGGROLITES - "Dirty Reggae" (2003)

Em 2001, um promotor de shows em Los Angeles queria trazer o artista jamaicano Darrick Morgan (que já trabalhou com Desmond Dekker, Bob Marley e Jimmy Cliff) para um evento, mas estava com problemas para encontrar uma banda de apoio para Morgan. O guitarrista Brian Dixon começou a fazer contatos telefônicos para várias pessoas, e conseguiu reunir uma banda no estilo "All Stars", com membros do Hepcat e do The Rhythm Doctors.
The Aggrolites combina o early reggae com rock, soul e funk, mistura que originou o Dirty Reggae. Apesar das raízes bem fincadas no estilo jamaicano, este grupo californiano soa atual e original, podendo agradar tanto os puristas quanto aos descompromissados.
São constantemente solicitados como banda de apoio para nomes peso-pesados como Phyllis Dillon, Scotty, Joseph Hill dos Culture, Prince Buster e mais recentemente Tim Armstrong do Rancid (com quem gravaram o seu álbum de estréia).

1. Hot Stop
2. Jimmy Jack
3. Black Lung
4. Keep It Cool
5. The Stampede
6. Money Hungry Woman
7. Put Your Weight on It
8. Pop the Trunk
9. Womens Rules
10. Burning Bush
11. Joe Grind
12. Reggae Wonderland
13. Lunar Eclipse
14. Dirty Reggae

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

SWING

THE BRIAN SETZER ORCHESTRA - "The Dirty Boogie" (1998)

Brian Setzer fez grande sucesso nos anos 80 com o despojado rockabilly dos Stray Cats. Sedento por novos desafios e aproveitando o hiato do Stray Cats sem lançar novos álbuns, este fantástico guitarrista montou uma big band de swing e, com o som estridente e afiado de sua guitarra acústica Gretsch e seus amplificadores valvulados, interpreta composições próprias e covers de extremo bom gosto de standards norte-americanos, como Louis Prima e Leiber & Stoller.
A mistura de rock, country e jazz que esse cara faz é sensacional e melhor ainda, é que ele compõe e arranja tudo !
O bom e velho rock 'n' roll !

1. This Cat's On A Hot Tin Roof
2. The Dirty Boogie
3. This Old House
4. Let's Live It Up
5. Sleepwalk
6. Jump Jive An' Wail
7. You're The Boss (with Gwen Stefani)
8. Rock This Town
9. Since I Don't Have You
10. Switchblade
11. Nosey Joe
12. Hollywood Nocturne
13. As Long As I'm Singin'
DOWNLOAD


BIG BAD VOODOO DADDY - "Americana Deluxe" (1998)

Formado em Los Angeles em 1989 pelo líder Scott Morris, o Big Bad faz um swing contemporâneo, também chamado de Neo Swing, revitalizando clássicos dos anos 40 e 50, com uma roupagem rockabilly e bem jazzy.
Escutar "Americana Deluxe" é como ligar um jukebox e viajar no tempo...
Diversão mais que garantida.

1. The Boogie Bumper
2. Mr Pinstripe Suit
3. King of Swing
4. Minnie the Moocher
5. You and Me and the Bottle Makes 3 Tonight (Baby)
6. Jump With My Baby
7. Maddest Kind of Love
8. Go Daddy-O
9. Please Baby
10. Mambo Swing
11. Jumpin' Jack
12. So Long, Farewell, Goodbye
DOWNLOAD

UB 40 & Pato Banton - "Baby Come Back"

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

FUNK

PULP FUSION VOL 1 - "Funky Jazz Classics & Original Breaks from the Tough Side" (1997)

Lançadas pelo selo SoulJazz, as coletâneas Pulp Fusion (divididas em 8 álbuns) são as cartas na manga de muitos produtores e DJ’s. Da pesada. Você encontrá pérolas lapidadas por gente grande, que sabe exatamente onde o acorde termina e a viagem começa...
São clássicos que levam a gente pra lá de Bagdad, com funk de primeiríssima linha, que se encontra com o jazz e rare grooves. Se houver mistura melhor no Planeta, quem criou a esconde muito bem...
Confira outros volumes destas coletâneas aqui, nas seções FUNK/GROOVES de : Dezembro/2007: Vol 3, Janeiro: Vol 7, Abril: Vol 5, Maio: Vol 8 e Julho: Vol 2.

1. Shifting Gears - Johnny Hammond
2. Chitterlings Con Carne - Pucho & His Latin Soul Brothers
3. Don't It Drive You Crazy - Pointer Sisters
4. Inner City Blues - Reuben Wilson
5. First Come, First Serve - Ramon Morris
6. Melting Pot - Booker T & The MG's
7. Every Time He Comes Around - Minnie Riperton
8. Burning Spear - S.O.U.L.
9. The Bump - George Freeman
10. Crab Apple - Idris Muhammed
11. Hang Up Your Hang Ups - Herbie Hancock
12. Afrodesia - Lonnie Smith
DOWNLOAD


THE NEW MASTERSOUNDS - "Plug & Play" (2008)

O quarteto britânico The New Mastersounds, formado na cidade de Leeds em 1999, é considerado hoje umas das melhores bandas de nu-soul e deep funk da atualidade.
"Plug & Play" mescla o funk old school 70's com o poderoso New Funk contemporâneo, através da fusão dos órgãos Hammond e Rhodes de Bob Birch com a guitarra de Eddie Roberts (também produtor do disco), o contra-baixo carregado de groove de Pete Shand, metais no melhor estilo New Orleans de Rob Leavers e os ritmos altamente dançantes do batera Simon Allen.
Sensacional !

1. Hole In The Bag
2. I Mean It So feat. Dionne Charles
3. Thermal Bad
4. Looking For An Answer feat. Dionne Charles
5. Altitude
6. Kuna Matata feat. Troy Howe
7. Chrysalis
8. Idris
9. All We Can Do feat. Dionne Charles
10. Beyond The Bleak Horizon
11. King Comforter feat. Dionne Charles
DOWNLOAD

De La Soul & Teenage Fan Club - " Fallin' "

NU JAZZ

NU JAZZ ANTHOLOGY - 2007

Compilação fantástica com o melhor do nu-jazz, downtempo, electro, lounge e chill-out, muito bem representados por De-Phazz, Jazznova, The Cinematic Orchestra, Gotan Project, Tosca entre outros.
Coleção para dar um upgrade na sua discoteca...

Disco 1
1. Summer In Paris - DJ Cam
2. No Use - Jazzanova
3. High Noon - Kruder & Dorfmeister
4. Pressurized - De-Phazz
5. You Might Say - Bugge Wesseltoft
6. We're Gettin' Down - 4 Hero
7. Suddenly - Matthew Herbert
8. Get a Move On - Mr. Scruff
9. Fuoco Fatuo - Nicola Conte
10. Les Courants D'Air - Grand Tourism
11. Sometime I'm Blue - Nick Holder
12. Evolution - The Cinematic Orchestra
13. High Jazz - Truby Trio
14. Pyjama - Tosca
15. Round About Midnight - Chet Baker

Disco 2
1. Bird Song - The Underwolves
2. Feeling Good - The Mighty Bop
3. Yes It's True - Taxi
4. Darkest Day - Nemo
5. Can You Live - Meitz
6. Who Killed Saturday Night - Earl Zinger
7. The Essence - Herbie Hancock
8. Private Sunshine - Ashley Slater
9. To Know This - Alice Russell
10. That's the Way It Goes - Micatone
11. Getting Closer - Hird
12. Life Is a Tree - Sicania Soul
13. Stuck On Jazz - Doctor Abstract
14. Held Him First - Deyampert
15. Greatest - Platnum

Disco 3
1. It Ain't Necessarily So - Jamie Cullum
2. Hit the Road Jack - Mo'Horizons
3. Quiet Night - Infracom
4. The Look Of Love - Dominique Dalcan
5. Cantaloop Island - DJ Cam
6. Twisted - Re: Jazz
7. Summertime - Patchworks
8. All I Need - Re: Jazz
9. Round Midnight - Duran Y Garcia
10. Come As You Are - Dani Siciliano
11. Forgotten Places - Alif Tree
12. Take Off - Nathan Haines
13. Thin Ice - The Dinning Rooms
14. (You Little) Jezebel - Jumbonics
15. Coffee Talk - Jazzanova

Disco 4
1. Street Of Dreams - Stacey Kent
2. Tennessee Waltz - Norah Jones
3. What Is It This Time? - Jamie Lidell
4. Summer Sun - Koop
5. Take Me Higher - Fertile Ground
6. Expecting Repercussions - Matthias Vogt Trio
7. Game - Beady Belle
8. The Sound Of Everything - Quantic
9. Playground Games - Tim Juke
10. Forgetting To Remember - Kinny & Horne
11. Feeling Good - The Quantic Soul Orchestra
12. Naturally - Slow Train
13. Hard Twelve (The Payout) - Beat Assailant
14. Almost - The Rongetz Foundation
15. 1958 - Skalpel

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

ELECTRONIC

X-DREAM - "Irritant" (2002)

O X-Dream é um projeto de psychedelic trance formado em 1989, pelos alemães Marcus Maichel e Jan Müeller, junto com a vocalista americana Ariell, esposa de Jän (integrada ao grupo em 2004).
"Irritant" é o quarto trabalho produzido pelo projeto alemão e foi um dos álbuns de trance mais vendidos no mundo no ano de 2002. Desde então, o X-Dream é considerado um forte ditador de tendências nas pistas e seu estilo literalmente abriu a porta para diversos artistas que participam da cena trance/techno hoje.

1. Irritant
2. Rewind
3. No Process
4. Thorazin
5. Peters Hoover
6. Fall Out
7. Universal Chaos
8. Intercorporal Stimulator
9. Magic Moments (Remix)
10.All Rights Reserved
DOWNLOAD


DEVIANT SPECIES - "Hatch" (2000)

Santos de Castro, mais conhecido como Deviant Species, nasceu no País Basco e formou o projeto de goa/psy trance Deviant Species em 1997.Residente em Londres desde o começo dos anos 90, Castro já participou como baterista da banda de rock industrial Pig e hoje possui um projeto com Ady, do Scorb, chamado Squid Inc.

1. Psyclops
2. Bilboan Trance (Album Mix)
3. Jughead (Album Mix)
4. Cloud Breaker (The New Aym Remix)
5. Aym (Album Mix)
6. Intruder (Album Mix)
7. The Eel

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

EXPERIMENTAL ROCK

FANTÔMAS - "Delìrivm Còrdia: Surgical Sound Specimens From The Museum of Skin" (2004)

Formado por Mike Patton (vocais), Dave Lombardo (percussão), Trevor Dunn (baixo) e Buzz "King Buzzo" Osborne (guitarras), a formação do Fantômas revelou-se perfeita tanto no papel como na prática, podendo ser considerado um lado B no universo do rock alternativo e experimental.
Delirìvm Còrdia, em matéria de experimenatações sonoras, se iguala ao clássico do gênero - também criado pela mente insana e bizarra do Sr Patton - o Disco Volante, do Mr Bungle. Composto por 30 tracks (todos eles interligalos sem breaks) formam uma longa música de 55 minutos com rajadas furiosas de free-jazz, avant metal à la Frank Zappa, ruídos ambientais, sussuros ameaçadores, efeitos sonoros de outro mundo e silêncios sepulcrais.

1. Book 1: Page 1 (1:35)
2. Book 1: Page 2 (1:38)
3. Book 1: Page 3 (1:09)
4. Book 1: Page 4 (4:22)
5. Book 1: Page 5 (0:46)
6. Book 1: Page 6 (1:12)
7. Book 1: Page 7 (0:54)
8. Book 1: Page 8 (1:00)
9. Book 1: Page 9 (0:48)
10. Book 1: Page 10 (1:20)
11. Book 1: Page 11 (0:53)
12. Book 1: Page 12 (1:58)
13. Book 1: Page 13 (0:04)
14. Book 1: Page 14 (2:12)
15. Book 1: Page 15 (2:14)
16. Book 1: Page 16 (0:57)
17. Book 1: Page 17 (0:50)
18. Book 1: Page 18 (5:07)
19. Book 1: Page 19 (1:22)
20. Book 1: Page 20 (0:29)
21. Book 1: Page 21 (0:38)
22. Book 1: Page 22 (2:11)
23. Book 1: Page 23 (0:56)
24. Book 1: Page 24 (0:52)
25. Book 1: Page 25 (0:52)
26. Book 1: Page 26 (1:15)
27. Book 1: Page 27 (1:37)
28. Book 1: Page 28 (1:35)
29. Book 1: Page 29 (1:11)
30. Book 1: Page 30 (0:33)
DOWNLOAD


BUTTHOLE SURFERS - "Hairway to Steven" (1988)

Formada em 1982, na cidade de San Antonio,Texas, é a banda mais inovadora,insana e incompreendida dos "anais" do rock underground americano. Devido ao nome sujo do grupo (surgido devido ao engano de um locutor de rádio, que tomou o título de uma das primeiras canções pelo nome da banda) ficava complicado publicar o nome do grupo em páginas de revistas, empurrando cada vez mais o Butthole Surfers para a o underground. Ainda bem !
Os vocais escrachados e carregados com doses cavalares de humor negro do maluco de carteirinha Gibby Haynes, a guitarra estranha e psicodélica de Paul Leary (a alma criativa da banda) e a originalidade na abordagem ao rock tornaram esta banda única e respeitadíssima no cenário do rock altenativo e experimental.

1. Jimi
2. Ricky
3. I Saw an X-Ray of a Girl Passing Gas
4. John E. Smoke
5. Rocky
6. Julio Iglesias
7. Backass
8. Fast
DOWNLOAD

RAP/HIP HOP

FLOBOTS - "Flight With Tools" (2007)

Grupo oriundo de Denver, EUA, o Flobots faz um hip hop bem interessante e muito original, pois entre seus integrantes estão Joe Ferrone, um trompetista de jazz e Mackenzie Roberts, um violinista com formação clássica ! O resto do grupo é composto pelos vocalistas Emcees Jonny 5 e Brer Rabbit, o guitarrista Andy Guerrero, baxista Jesse Walker e o baterista Kenny Ortiz. "Flight With Tools" é o primeiro álbum full-length do Flobots e apresenta ótimo crossover de free-jazz, bases de baixo bem swingadas e funkeadas, vocais espertos, peso nas guitarras e tudo pontuado pelo som do violino de Mackenzie Roberts.

Boa dica do Lissandro. Valeu man !

1. There's A War Going On For Your Mind
2. Mayday!!!
3. Same Thing
4. Stand Up
5. Fight With Tools
6. Handlebars
7. Never Had It
8. Combat
9. The Rhythm Method (Move!)
10. Anne Braden
11. We Are Winning
12. Rise
DOWNLOAD


MARCELO D2 - "À Procura da Batida Perfeita" (2003)

Músico de vanguarda na geração musical surgida na década de 90, D2 começou a carreira como vocalista da banda carioca Planet Hemp para se consagrar posteriormente com elogiados discos-solo. Criou legiões de simpatizantes e desafetos ao sabor de declarações e atitudes controversas. Defensor da descriminalização da maconha, vem sofrendo perseguições ao longo dos anos.
''À Procura da Batida Perfeita'' é seu 2º disco solo e teve participação de gente do naipe de Dom Salvador e do mestre João Donato. Todo inspirado no samba do morro, fruto do seu antigo namoro com a velha-guarda do samba carioca, o álbum é recheado de timbres elegantes e grooves sincopados, e o resultado do rap com o samba é balanço, refinamento e criatividade.

1. Pra Posteridade
2. Procura da Batida Perfeita
3. Vai Vendo
4. Maldição Do Samba
5. Pilotando O Bonde da Excurção
6. Loadeando
7. Profissão MC
8. CB (Sangue Bom)
9. Batidas E Levadas
10. Re-Batucada/Do Jeito Que O Rei Mandou
11. Qual É? (confira o vídeo aqui no post)


segunda-feira, 11 de agosto de 2008

BIOGRAFIA - FELA KUTI (1938-1997)

Verdadeiro herói em seu país, a Nigéria, Fela Anikulapo Ransome Kuti nasceu em 15 de outubro de 1938 (na cidade de Abeokuta, no sul da Nigéria, conhecida como a capital do Estado de Ogum), e criou o Afro Beat, um estilo musical único que funde o Jazz, a Soul Music e os elementos do Funk afro-americano com a sonoridade da África Ocidental, a música tradicional nigeriana e ritmos Iorubás. Uma verdadeira catarse espiritual e underground.

Com seu time musical, entrava em longos transes percussivos acompanhados de baixos elétricos, guitarras em profusão, coro feminino em primeiro plano e um mar de instrumentos de sopro, com o saxofone de Kuti sempre destaque.

Músico genial, cidadão combativo e engajado nas questões políticas do Continente Africano e dos direitos humanos, suas letras poderosas e críticas clamam pela conscientização negra e passam intensa mensagem humana e espiritual, provocando e atacando o sistema capitalista e incitando a luta contra a injustiça social e racial na África.

1958

Muda-se para Londres com a intenção de estudar Medicina, mas acabou decidindo estudar música no Trinity College of Music. Lá, ele formou a banda Koola Lobitos.

1969

Fela leva a banda para os Estados Unidos. Lá, descobre o movimento Black Power através de Sandra Smith (hoje Isidore), uma partidária do Panteras Negras, que influenciaria fortemente sua música e suas visões politícas, e muda o nome do The Koola Lobitos para "Nigeria 70" .
Retornando para a Nigéria, por estar sem licença de trabalho nos Estados Unidos, Fela resolve mudar novamente o nome da banda, agora para "Africa 70".

1974

Fela decide que sua residência será a "República Kalakuta", uma comunidade/estúdio de gravação/casa para as pessoas ligadas à sua banda e ideologias, e que mais tarde ele declarou independente do Estado da Nigéria. Montou também uma boate no Empire Hotel, chamada Afro-Spot e depois Afrika Shrine, onde ele se apresentava com regularidade. Notório canabista, fazia questão de ostentar baseados imensos, que esfumaçavam a cara de suas visitas...

Em uma dessas lendárias apresentações em seu clube, nada menos que Bootsy Colins e James Brown estavam na pláteia e literalmente surtaram com a performance matadora e selvagem de Fela. As lembranças dos dois músicos – ambos figuras essenciais na concepção do funk norte-americano – ilustram uma das mais saudáveis e criativas trocas de referências que já brindaram a música, já que o próprio Fela Kuti não escondia a influência que o soul de James Brown exercera na sonoridade de sua primeira banda, The Koola Lobitos. Fela também foi uma fonte de inspiração para um sem-número de músicos de várias vertentes da chamada "Black Music",entre eles Ginger Baker,Stevie Wonder e Lester Bowie.

1977

Fela Kuti e Afrika 70 lançam o sucesso Zombie, um ataque feroz aos soldados nigerianos, usando a metáfora "zumbi" para descrever os métodos das forças armadas nigerianas.
O álbum foi um sucesso esmagador entre o público e enfureceu o governo, dando início a um cruel ataque à República Kalakuta, durante o qual mil soldados incendiaram a comunidade e a senhora Olufunmilayo Ransome-Kuti (mãe de Fela), então com 77 anos, foi arremessada pelos invasores do primeiro andar de Kalakuta . Fela foi espacado quase até a morte e ficou preso 27 dias.

1978

Fela e sua banda foram então morar no Crossroads Hotel, visto que a Shrine tinha sido destruída junto com sua comunidade. Nesse mesmo ano, Fela casou-se com 27 mulheres - para marcar o aniversário do ataque na República Kalakuta - sendo que 16 participavam harmonicamente na sua banda, e as outras 11 viviam juntas na maior felicidade...

80's

Durante os anos 80 sua produção musical não cessou e Fela continuou a lançar álbuns, mas agora com uma nova banda, a "Egypt 80". Fez algumas turnês de sucesso no Estados Unidos e na Europa e também continuou politicamente ativo.

90's

Sua produção de álbuns reduziu-se na década de 90 e ele enfim parou de lançar mais obras. A luta contra a corrupção militar na Nigéria estava causando estragos, principalmente durante a ascenção do ditador Sani Abacha.

Em 3 de Agosto de 1997, Olikoye Ransome-Kuti, proeminente ativista contra a AIDS, chocou a Nigéria anunciando a morte de seu irmão mais novo vítima da AIDS. Mais de um milhão de pessoas compareceram ao funeral de Fela no local da antiga Afrika Shrine, sua boate. Uma nova Afrika Shrine foi aberta depois em Lagos sob a supervisão do seu filho Femi Kuti, hoje integrante do Antibalas Afrobeat Orchestra.

Com mais de uma centena de discos com sua participação (álbuns geralmente divididos em quatro blocos de quinze minutos, que tornavam-se horas ao vivo), Fela criou uma obra tão vasta quanto densa, de valor inestimável. Mas como a África, Fela Kuti é deixado de lado da história mundial, como um gigante incompreensível, uma floresta fechada onde nenhum homem jamais esteve.

Fontes : Radiola Urbana e Wikipedia

JAZZ

MILES DAVIS - "Big Fun" (1969)

Coleção de músicas gravadas entre 1969 e 1972, mas só lançadas em 1974. O álbum Big Fun conta com um time da pesada como Joe Zawinul, Herbie Hancock, Chick Corea, Wayne Shorter, John McLauglin, Steve Grossman, Dave Holland, Michael Henderson e Jack DeJohnette.
Não sei se é verdade, mas o guitarrista John McLauglin entrou substituindo Jimi Hendrix, que Miles Davis tentou de toda maneira convidar para tocar com ele mas não conseguiu, tendo que se contentar com McLauglin. Realmente não dá para comparar os dois... Mas pelo título da musica "Go Ahead John", Miles Davis gostou do que o McLauglin fez no disco.

Disc: 1

1. Great Expectations
2. Ife
3. Recollections
4. Trevere
DOWNLOAD

Disc: 2

1. Go Ahead John
2. Lonely Fire
3. Little Blue Frog
4. Yaphet
DOWNLOAD


PERCUSSIVE JAZZ - "Doctored for Super-Stereo" (1960)

Standards do Jazz e temas de cinema dão o clima neste álbum. No formato de big band, as músicas foram gravadas em uma época que o Stereo era uma grande novidade e também o auge da tecnologia nas vitrolinhas...
Cool, very cool...

1. The Man Whit Golden Army
2. The Man That Got Away
3. Dragnet
4. Witchcraft
5. Harlem Nocturne
6. There Will Never Be Another You
7. Peter Gunn
8. Mack The Knife
9. Why Don't You Do Right
10. Tenderly
11. Mambo Inn
12. Undecided
DOWNLOAD


HERBIE HANCOCK - " Ken Burns Jazz Collection" (2000)

Herbert Jeffrey Hancock nasceu a 12 de abril de 1940 e começou a tocar piano com sete anos; logo se tornou um prodígio, ao solar o primeiro movimento do concerto de piano de Mozart com a Sinfônica de Chicago aos 11 anos. Em maio de 1963, Miles Davis o convidou para participar de seu quinteto e por lá ficou durante cinco anos, tempo esse em que absorveu as influências do mestre, deixando o piano acústico e aderindo ao piano elétrico Rhodes.
Em 1969 formou o sexteto Headhanters, grupo de jazz-rock que utilizava desde o sintetizador de Patrick Gleeson até os seus Echoplexed, piano elétrico e clavinet, instrumentos que tornaram as gravações mais espaciais e ritmicamente mais complexas, criando um espaço bem personalizado na vanguarda musical.
Hancock gravou vários álbuns eletrônicos com qualidade superior nos anos setenta, mas se recusou a abandonar o jazz acústico e continuou seu estilo camaleônico nos anos oitenta.

1. Watermelon Man
2. Cantaloupe Island
3. Maiden Voyage
4. Speak Like A child
5. Tell Me A Bedtime Story
6. Chameleon
7. Actual Proof
8. RockIt
9. You Got It Bad Girl
DOWNLOAD

St Germain - "Rose Rouge"

domingo, 10 de agosto de 2008

EASY LISTENING

NOUVELLE VAGUE - "Nouvelle Vague" (2004)

O Nouvelle Vague é um coletivo musical francês criado em 2003 por Marc Collin e por Olivier Libaux. Não é por acaso que a banda tomou seu nome do movimento de cinema francês Nouvelle Vague, dos anos 60. Contemporâneo da bossa nova, diversos cineastas desse grupo utilizaram a música brasileira como trilha sonora de seus filmes.
O projeto reúne diversos hits dos anos 80, clássicos da New Wave e do movimento Punk, como Depeche Mode, Joy Division, The Clash, The Cure, Dead Kennedys, entre outros, porém com a sutileza das batidas da Bossa Nova, através de sambinhas e batucadas, e também grande influência do Jazz.
Álbum de grande qualidade, relaxante e sutil, lembrando do começo ao fim a musicalidade brasileira.

1. Love will tear us apart (Joy Division)
2. Just can’t get enough (Depeche Mode)
3. In a manner of speaking (Tuxedomoon)
4. Guns of Brixton (The Clash)
5. This is not a love song (Public Image Limited)
6. Too drunk too fuck (Dead Kennedys)
7. Marian (The Sisters of Mercy)
8. Making palnes for Nigel ( XTC)
9. A forest (The Cure)
10. I melt with you ( Modern English)
11. Teenage Kicks (The Undertones)
12. Psyche (Killing Joke)
13. Friday night, saturday morning (The Specials)
DOWNLOAD


UAKTI - "I Ching" (1993)

Formado no ano de 1978 sob liderança de Marco Antônio Guimarães, discípulo do suíço Walter Smetak, o grupo Uakti tirou seu nome de uma lenda indígena dos índios Tukano, do Alto Rio Negro. Sua sonoridade caracteriza-se pela instrumentação original. Os músicos são os construtores/adaptadores de seus instrumentos, feitos de materiais como tubos de PVC, sinos de madeira, caldeirões etc. Além disso, usam instrumentos "convencionais" como violões e violoncelos.
O grupo participou de discos de Milton Nascimento, que produziu o primeiro trabalho, "Uakti - Oficina Instrumental", em 1981."I Ching" é um álbum com canções inpiradas no milenário sistema chinês de oráculo, filosofia e auto-ajuda, compostas especialmente para o premiado Grupo Corpo de dança, originário da cidade de Belo Horizonte.

1. Céu
2. Terra
3. Trovão
4. Agua
5. Montanha
6. Vento
7. Fogo
8. Lago
9. Dança Dos Hexagramas
10. Altinak
11. Ponto De Mutação
DOWNLOAD

Meat Puppets - "We Don't Exist"

sábado, 9 de agosto de 2008

PSYCHEDELIC ROCK

OZRIC TENTACLES - "Jurassic Shift" (1993)

O grupo instrumental inglês Ozric Tentacles é considerado um dos nomes mais importantes do rock progressivo atual. Os membros do Ozric lançam todos os seus álbuns por selos pequenos ou de forma independente. A grande divulgação do grupo veio através de seus ilustres admiradores, entre eles os membros do Dream Theater e do Rush, que nunca pouparam elogios à banda em suas entrevistas.
Em "Jurassic Shift" há longas faixas cheias de mudanças de clima, compassos inusitados e efeitos sonoros lisérgicos.

1. Sun Hair
2. Stretchy
3. Feng Shui
4. Half Light In Thillai
5. Jurassic Shift
6. Pteranodon
7. Train Oasis
8. Vita Voom
9. Feng Shui - (live)

Dividido em 2 partes, pra não pesar na sua:
DOWNLOAD1
DOWNLOAD2

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

ROCK INDUSTRIAL

LARD - "The Power of Lard - EP" (1988)

Este é o primeiro álbum da brigada Lard, capitaneada por Jello Biafra e seus asseclas do Ministry: Al Jourgensen (guitarras), Paul Barker (baixo) e Jeff Ward (bateria e programação).
Neste EP o Lard manda seu recado contra a hipocrisia do governo e o falso moralismo da sociedade norte-americana em 3 pedradas sonoras, gravadas no lendário estúdio Chicago Trax, segunda casa de Al Jourgensen.
O Lard é um dos projetos mais agressivos, psicóticos e criativos do rock, juntando os riffs poderosos de Al Jourgensen e toda a atmosfera de pesadelo eletrônico do Ministry com a peculiar inflexão vocal de Jello Biafra.
Como recomenda a contra-capa do disco : ouça "The Power Of Lard" e "Hellfudge" alto. "Time To Melt" mais alto ainda.

1. The Power Of Lard
2. Hellfudge
3. Time To Melt
DOWNLOAD


ROB ZOMBIE - Hellbilly Deluxe" (1998)

Este é primeiro álbum solo de Rob Zombie após deixar o White Zombie."Hellbilly Deluxe" foi produzido pelo próprio Rob em parceria com Scoot Humphrey (que já havia trabalhado com o Metallica).
O disco entrou no Top 5 da Billboard, vendeu 3 milhões de cópias e a turnê acumulou um público de um milhão de pessoas.
Discão do nosso amigo zumbi: guitarras pesadas, baterias programadas e a voz cavernosa inconfundível de Rob.

1. Call Of The Zombie
2. Superbeast
3. Dragula
4. Living Dead Girl
5. Perversion 99
6. Demonoid Phenomenon
7. Spookshow Baby
8. How To Make A Monster
9. Meet The Creeper
10. The Ballad Of Resurrection Joe And Rosa Whore
11. What Lurks On Channel X?
12. Return Of The Phantom Stranger
13. The Beginning Of The End

Pearl Jam - "Do The Evolution"

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

SURF MUSIC

LOST LEGENDS OF SURF MUSIC VOL 2 - "Point Panic !" (2003)

Coletânea que reúne vários grupos obscuros e outros lendários, numa compilação que faz um resgate finíssimo da Surf Music Old School. As faixas são todas da década de 60, de um período de 61 à 64, e todas instrumentais.
Bandas clássicas que só serão encontradas em vinil, perdidos em alguma garagem empoeirada do Sul da Califórnia....

1. The Sheriff Of Noddingham (prev. unissued) - David Marks & The Marksmen
2. Fugitive - Jan Davis
3. Jack The Ripper (prev. unissued) - The Surfaris
4. Bongo Shutdown - The New Dimensions
5. Point Panic - Jerry Cole & His Spacemen
6. Burning Rubber - Gene “The Draggin’ King” Moles
7. Stick Shift - The Trashmen
8. Shootin’ Beavers - The Tornadoes
9. Travelin’ (prev. unissued) - David Marks & The Marksmen
10. Boss Machine - Jan Davis
11. Moondawg - The Rhythm Rockers
12. Latin’ia - Jim Waller & The Deltas
13. Ram Charger - The Del-Vetts
14. Walk, Don’t Run - The Trashmen
15. Midnight Surfer - Jerry Cole & His Spacemen
16. The Gremmie Part 1 - The Tornadoes
17. Chicky Run - The New Dimensions
18. Yep (prev. unissued) - The Surfaris
19. Banzai Washout - The Catalinas
20. Devil Surfer - Scott Engel
DOWNLOAD



THE BEACH BOYS - "Surfin' Safari" (1962)

Uma das principais referências da música californiana. O grupo original nasceu em Hawthorne, California, em 1961, formado pelo cantor/músico/compositor Brian Wilson, seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine.
Inúmeras mudanças tanto no estilo musical quanto na formação ocorreram durante a turbulenta existência da banda: os problemas psicológicos, abuso de drogas e eventual expulsão de Wilson; as mortes de Dennis em 1983 e Carl em 1998 e as batalhas legais entre os integrantes sobreviventes do grupo.
A banda Beach Boys é considerada uma das mais influentes da história do rock e do pop. Emplacaram dúzias de canções nas paradas de sucesso (inclusive quatro compactos no primeiro lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos), além de álbuns recordistas de venda. Foram incluídos no Hall da Fama do Rock and Roll em 1988.

1. Surfin' Safari
2. County Fair
3. Ten Little Indians
4. Chug-A-Lug
5. Little Girl
6. 409
7. Surfin
8. Heads You Win - Tails I Lose
9. Summertime Blues
10. Cuckoo Clock
11. Moon Dawg
12. The Shift
DOWNLOAD

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Rancid - "Time Bomb"

PUNK ROCK/HARDCORE

TOMAHAWK - "Mit Gas" (2003)

Paralelamente ao Faith No More, Mike Patton tocava com o Mr. Bungle, uma banda formada nos tempos de colégio com seus amigos Trey Spruance e Trevor Dunn. As bandas eram bem diferentes pois enquanto o Faith No More seguia um estilo criativo dentro do rock and roll, o Mr. Bungle rompia a barreira do gênero e misturava elementos de diversos estilos, como música tradicional cigana, psicodelismo, jazz, entre muitos outros estilos. Mas as duas bandas acabaram em meados do ano 2000, e Patton começou um trabalho frenético com inúmeras bandas. O Tomahawk foi fundado no ano 2000, justamente quando o Mr. Bungle terminou.
Mike Patton e o guitarrista Duane Denison (ex-Jesus Lizard) começaram um intercâmbio de idéias musicais e juntamente com o baterista John Stanier (ex-Helmet) e com o baixista Kevin Rutmanis (ex-Melvins) fundaram a banda e lançaram o primeiro álbum auto-intitulado pelo selo da Ipecac Records (gravadora que Mike Patton fundou após o fim do Faith No More) em 2001. Dois anos mais tarde a banda lançaria "Mit Gas" e já tinha fãs fiéis (e não apenas saudosistas do tempo do Faith No More).
Obra-prima do barulho e agressividade.

1. Birdsong
2. Rape This Day
3. You Can't Win
4. Mayday
5. Rotgut
6. Capt. Midnight
7. Desastre Natural
8. When The Stars Begin To Fall
9. Harelip
10. Harlem Clowns
11. Aktion 13F14
DOWNLOAD


NOFX - "Heavy Petting Zoo" (1996)

A banda punk NOFX se formou em Berkeley, na Califórnia, em 83. Pouco tempo após a formação da banda, mudaram-se para Los Angeles, também na Califórnia. Lendo-se o nome, entende-se "no effects", que significa sem efeitos. Mas alguns afirmam que o significado verdadeiro de NOFX é "no fucking straight edge".
Gravam seus álbuns por selos independentes, atacam a sociedade através de suas letras, raramente dão entrevistas para revistas e jornais e suas músicas não tocam em grandes rádios comerciais. Por alguns anos Fat Mike lutou contra a MTV e rádios comerciais que tocavam suas músicas. Segundo o próprio: "A MTV destrói tudo pela frente e não quer saber se você é um grupo musical ou apenas mais um produto".

1. Hobophobic (Scared Of Bums)
2. Philthy Phil Philanthropist
3. Freedom Lika Shopping Cart
4. Bleeding Heart Disease
5. Hot Dog In A Hallway
6. Release The Hostages
7. Liza
8. What's The Matter With Kids Today?
9. Love Story
10. The Black And White
11. Whatever Didi Wants
12. August 8th
13. Drop The World
DOWNLOAD


THRASHER SKATE ROCK VOL 2 - "Blazing Wheels and Barking Trucks" (1984)

Nos anos 80 o skate como esporte começava a ficar grande: muitas marcas especializadas, campeonatos e dinheiro circulando. O skate não estava mais tão associado ao surf como na época dos Z-Boys. Já tinha um estilo e atitude própria, com um tipo de roupa e música preferida.
A relação do skate com o punk rock foi se estreitando ao longo da década de 80 e o skate punk teve seu batismo oficial quando o fotógrafo da Thrasher Magazine (fundada em 1981), Morizen Foche (MoFo, vocalista do Drunk Injuns), organizou a primeira compilação da Thrasher Magazine em 83.Lançando uma fita cassete por ano, a revista divulgava para seus leitores as bandas que de uma forma ou de outra, tinham a ver com o skate.
Este é o segundo volume da coleção, postarei nos meses seguintes mais destes verdadeiros clássicos nesta seção ! Stay tuned !!!

1. McRad - Prevent This Tragedy
2. T.S.O.L. - Other Side
3. Big Boys - Lesson
4. Anvil Chorus - Blue Flames
5. The Faction - Friends and Enemies
6. Kingpins - Ready to Rip
7. Los Olvidados - Something New
8. Borscht - Bye-Bye
9. Free Beer - Pigs in Space
10. JFA - Beach Blanket Bongout
11. JFA - Johnny D.
12. T.S.O.L. - In Time
13. Free Beer - Start the Ark
14. Tales of Terror - Gods From Outer Space
15. Ancestors: Gods of Sound - Treasures of Mankind
16. Big Boys - Assault
17. McRad - Tomorrow's Headlines
18. Borscht - Enemy
DOWNLOAD

ALTERNATIVE ROCK

JELLO BIAFRA AND MOJO NIXON - "Prairie Home Invasion" (1994)

Em 1994 ainda não soava tão cool juntar punk e country music, mas Jello Biafra abraçou a idéia de gravar um álbum com o cantor Mojo Nixon.
Ainda que "Prairie Home Invasion" traga menos interferências punk do que se poderia supor, o disco é uma agradável mistura de gêneros primos como country tradicional, rockabilly e o que foi batizado recentemente de "alt-country". Há pitadas de Dead Kennedys em pelo menos duas faixas ("Buy my Snake Oil" e "Mascot Mania"), mas o clima geral é de um passeio pela música americana de raiz, com uma pegada mais rockeira e letras muito bem humoradas, e como não poderia deixar de ser, críticas.

1. Buy My Snake Oil
2. Where Are We Gonna Work (When the Trees Are Gone?)
3. Convoy in the Sky
4. Atomic Power
5. Are You Drinkin' With Me Jesus
6. Love Me, I'm a Liberal
7. Burgers of Wrath
8. Nostalgia for an Age That Never Existed
9. Hamlet Chicken Plant Disaster
10. Mascot Mania
11. Let's Go Burn Ole Nashville Down
12. Will the Fetus be Aborted
13. Plastic Jesus
DOWNLOAD


SONIC YOUTH - "Experimental Jet Set,Trash and No Star" (1994)

Formada em NY em 1981,o Sonic Youth é uma banda que se acostumou a ser chamada de clássica, mas que sempre rejeita a mesmice e em momento algum, se preocupou em soar palatável. O que importa é que a verve criativa e experimental do grupo é ilimitada, e às vezes é até preciso contê-la, para mostrar ao grande público, digamos, algo "digerível"...
Pela honestidade artística e coragem de fazer música pela música sem medo de experimentar e pela atitude "do-it-yourself" que a banda sempre pregou, o Sonic Youth ganhou reconhecimento no meio musical, tornando-se um ícone da música e cultura alternativa americana dos anos 80 e 90.
Neste álbum a banda abusa nas experimentações e arranjos pouco convencionais, deixando um pouco de lado a fórmula equilibrada e de bastante sucesso dos discos anteriores.

1. Winner's Blues
2. Bull In The Heather
3. Starfield Road
4. Skink
5. Screaming Skull
6. Self-Obsessed And Sexxee
7. Bone
8. Androgynous Mind
9. Quest For The Cup
10. Waist
11. Doctor's Orders
12. Tokyo Eye
13. In The Mind Of The Bourgeois Reader
14. Sweet Shine
DOWNLOAD



GIBBY HAYNES AND HIS PROBLEM (2004)

Projeto solo de Gibby Haynes, frontman do seminal Butthole Surfers, uma das bandas que melhor representa o rock alternativo do Texas (e também dos EUA), seja pelas letras cheias de humor negro, capas de discos, shows e até o própio nome da banda...
Neste disco, Haynes deixa a experimentação e o noise rock do Butthole Surfers um pouco de lado e megulha em seu lado mais rock, em canções realmente atraentes, mas não menos psicodélicas e bem alternativas, com um som bem mais limpo.

1. Kaiser
2. Woo
3. Superman
4. Charlie
5. Stop Foolin
6. Letter
7. 15000
8. Nights
9. I Need Some Help
10. Dream Machine
11. Redneck Sex
DOWNLOAD

domingo, 3 de agosto de 2008

LOUNGE/CHILL OUT

CAFÉ DEL MAR - "Volumen Ocho" (2001)

O Café Del Mar é um bar localizado em San Antonio, Ibiza. Destino bem conhecido no famoso verão de Ibiza, ele foi aberto em 1978 por Ramón Guiral, Carlos Andrea e José Les. Todas as faixas das coletâneas Cafe Del Mar são escolhidas à dedo pelos próprios DJ's do bar e são divididas em 14 volumes.
Café Del Mar é uma referência do lounge e do ambient. Traz sons zens e muito relaxantes, que remetem à imagens de uma praia no final de tarde e folhas de palmeiras balançando ao vento, respiração profunda, e sempre a lembrança de que o mundo é maior do que a nossa percepção abafada pelo dia-a-dia é capaz de sentir...
Ótima dica da Carol ! Altamente recomendado.

1. Utopia (New Ears Mix) - Goldfrapp
2. Any Other Name - Thomas Newman
3. Sunrise (DJ Thunda & The K-20 Allstars Remix) - Afterlife
4. Worthless - Dido
5. Gula Gula (Chilluminati Mix) - Mari Boine
6. 100 Billion Stars - Lux
7. Day By Day (DJ Spinna Remix) - Mark de Clive-Lowe
8. Tatouage Bay (Avec Chet) - Ben Onono
9. Cookie Raver - Illumination
10. Will You Catch Me (Twin Tunes Mix) - Tiny Tunes
11. Pina Colada (Jazz Mix) - Digby Jones
12. Apache - Scripture
13. Gabirel - Lamb
DOWNLOAD


MASSIVE ATTACK - " 100 th Window" (2003)

O Massive Attack é considerado um dos precursores do chamado trip hop. Em "100th Window" temas como a guerra, a liberdade de expressão e a privacidade na Internet encabeçam a maioria das faixas.
Mesmo com assuntos complexos e polêmicos das canções, as bases sonoras ( marcadas pela utilização de samples e enorme sensibilidade na escolha de parcerias) trazem a sensação de que temos que nos deitar, relaxar e apenas ouvir os ataques que o grupo faz.

1. Future Proof
2. What Your Soul Sings
3. Everywhen
4. Special Cases
5. Butterfly Caught
6. A Prayer For England
7. Small Time Shot Away
8. Name Taken

Dividido em 2 partes pra não pesar na sua:
DOWNLOAD1
DOWNLOAD2


Mundo Livre S/A - "Livre Iniciativa"



Clipe da música LIVRE INICIATIVA, do primeiro disco SAMBA ESQUEMA NOISE,1994

TRIP HOP

LOVAGE - "Music to Make Love to Your Old Lady By" (2001)

Lovage é um super grupo formado por Mike Patton (ex-Faith No More/Fantômas/Mr Bungle/Tomahawk/Peeping Tom), Dan The Automator (produtor americano), Nathaniel Merriweather (Handsome Boy Modeling School), Jennifer Charles (vocalista da banda Elysian Fields) e Kid Koala (DJ canadense). Seus convidados especiais incluem : Damon Albarn (vocalista do Blur), Africa Bambaata e Maseo (De La Soul) .
Único álbum lançado pela banda,"Music To Make Love To Your Old Lady By", tem como tema principal o ato sexual e todos os seus tabus e fantasias. Embora as letras e apresentações tenham um tom de sátira, a parte instrumental é carregada de sensualidade dando uma nova roupagem à chanson francesa, numa clara homenagem às sacanagens românticas de Serge Gainsbourg. Disco muito interassante, não só pelo time de primeira linha, mas também por este projeto mostrar uma nova faceta de Mike Patton, uma das personalidades da música americana mais incompreendida da última década.

1. Ladies Love Chest Rockwell
2. Pit Stop (Take Me Home)
3. Anger Management
4. Everyone Has A Summer
5. To Catch A Thief
6. Lies And Alibis
7. Herbs, Good Hygiene & Socks
8. Book Of The Month (confira o vídeo aqui no post)
9. Lifeboat
10. Strangers On A Train
11. Lovage (Love That Lovage, Baby)
12. Sex (I'm A)
13. Koala's Lament
14. Tea Time With Maseo
15. Stroker Ace
16. Archie & Veronica

Dividido em 2 partes, pra não pesar na sua:
DOWNLOAD1
DOWNLOAD2


MPB

FINO COLETIVO - "Fino Cletivo" (2007)

Banda que conquistou o público carioca em apresentações ao vivo, o Fino Coletivo faz um som baseado no balanço. Pitadas de samba rock, reggae, batidas funkeadas que são um convite à dança.
A história da banda começou em meados de 2005, após encontro dos alagoanos Wado e Alvinho Cabral, do projeto "Wado e Realismo Fantástico", com o compositor carioca Marcelo Frota, o Momo. Passada uma fase de troca de experiências entre a dupla nordestina e o músico carioca, surgiu então a idéia do trio juntar suas turmas. Wado e Cabral apresentaram ao grupo Adriano Siri, da banda Santo Samba. Marcelo levou o também carioca Alvinho Lancellotti, compositor e parceiro de longa data.

1. Boa Hora
2. Tarja Preta
3. Dragão
4. Na Maior Alegria
5. Partiu Partindo
6. Uirapuru
7. Mão de Luva
8. Uma Raiz, Uma Flor
9. Poema de Maria Rosa
10. Hortelã
11. Tempestade
12. Medo de Briga
DOWNLOAD

CAETANO VELOSO - "Jóia" (1975)

Belo álbum do Caetano! Perto de seu disco gêmeo 'Qualquer Coisa' (lançado no mesmo ano), este é bem mais estranho, minimalista e ousado. Os momentos belos e líricos são muitos e intensos. Não é difícil achar quem prefira esse disco a qualquer outro lançado por Caetano.Destaque para "Lua, Lua, Lua", a estranha "Pipoca Moderna" e a interpretação de "Help" dos Beatles.

1. Minha Mulher
2. Gua
3. Pelos Olhos
4. Asa, Asa
5. Lua, Lua, Lua, Lua
6. Canto do Povo de um Lugar
7. Pipoca Moderna
8. Jóia9. Help
10. Gravidade
11. Tudo Tudo Tudo
12. Na Asa do Vento
13. Escapulário
DOWNLOAD


sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ROCK

MANO NEGRA - "The Best of" (1998)


Este disco faz jus ao termo "best of " ! Músicas escolhidas a dedo neste álbum, só com as melhores pauladas do Mano Negra. É uma compilação dos discos : Patchanka (1988), Puta's Fever (1989 - álbum mais famoso), King of Bongo (1991 - gravado após turnê norte-americana) e Casa Babylon (1994 - último disco da banda).
O Mano Negra faz um som multicultural, assim como os integrantes da banda. Uma mistura de folk americano, rock'n'roll 50's, reggae, ska, punk, rhythm'n'blues, rap, flamenco.... Manu Chao canta músicas em francês, inglês e espanhol.
Na América do Sul, em 1992, juntos com um grupo teatral em um barco, o Mano Negra fez shows nos principais portos do Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, etc, cada vez mais entrosados e envolvidos nas raízes e assuntos socias latino-americanos.
Esta banda criou o termo Latin Rock, sem dúvidas.

1. Mano Negra
2. King Kong Five
3. Soledad
4. Mala Vida
5. Sisi H'Bibi
6. Rock Island Line
7. Noche De Accion
8. Guayaquil City
9. Peligro
10. Sueno De Solentiname
11. Indios De Barcelona
12. Mad Man's Dead
13. Senor Ma Tanza
14. Out Of Time Man
15. Pas Assez De Toi
16. King Of Bongo
17. Ronde De Nuit
18. Patchanka
19. Salga La Luna
20. Santa Maradona
21. El Sur
22. Long Long Nite
23. On Telefon
24. Darling Darling
DOWNLOAD


MIDNIGHT OIL - "Diesel and Dust" (1988)

O Midnight Oil é conhecido em todo o mundo como uma banda de ideais políticos e ambientais fortes. Sua maneira de abordar tais temas transformaram suas canções em hinos e suas apresentações em comícios, mantendo vivo o espírito contestador e inconformista do rock. "Diesel and Dust" (disco inspirado na turnê "Blackfella/Whitefella") é considerado até os dias de hoje um dos maiores álbuns já lançados em toda a Austrália. Poderoso, dinâmico e revelador, músicas como "Beds are Burning", "Put Down that Weapon", "Dreamworld", "The Dead Heart" e "Sell My Soul", foram instantaneamente convincentes para que eles fossem considerados a melhor banda de rock surgida na Austrália nos anos 80.

1. Beds Are Burning
2. Put Down That Weapon
3. Dreamworld
4. Arctic World
5. Warakurna
6. The Dead Heart
7. Whoah
8. Bullroarer
9. Sell My Soul
10. Sometimes
DOWNLOAD