segunda-feira, 12 de maio de 2008

EXPERIMENTAL ROCK

MR BUNGLE - "Disco Volante" (1995)

O Mr. Bungle é a primeira banda de Mike Patton, criada em 1984 na Califórnia. Lançou fitas demo de 86 à 89, paralelamente à outra banda de Patton, o Faith No More. Oficialmente produziu um trabalho de estúdio em 1991, entitulado Mr Bungle (que futuramente será postado aqui).
"Disco Volante" é o segundo disco do Mr Bungle e a obra-prima da carreira de Mike. É um caleidoscópio sonoro, com momentos de peso, agressividade, jazz, virtuose, eletrônico, trash metal, ritmos latinos, trilhas sonoras de filmes italianos, hardcore, ruídos de video-games antigos, bossa-nova, música ambient, órgãos psicodélicos, tango, vozes perturbadoras e melodias dos anos 50. À primeira audição, tudo parece soar um pouco confuso, mas depois de outras, a experimentação sonora de Patton e seus asseclas começa a se encaixar e tudo faz sentido.
É um álbum com grande valor dentro do inovador cenário musical dos anos 90.
Um pequeno exemplo da explosão criativa, bizarra e genial deste disco é a música "Violenza Domestica". Cantada em italiano, começa com um barulho de faca sendo amolada com trechos de músicas e ruídos de objetos, misturados com um diálogo sinistro ao fundo. Dá pra sentir a tensão da conversa crescer, pontuada com um acordeon. Uma peça de teatro.
"Disco Volante" mostrou um amadurecimento impressionante dos músicos, com composições arrojadas e muita competência na utilização dos referenciais avant-garde coletados durante o período de trabalhos paralelos. Para muitos, um dos mais interessantes discos de música experimental já lançado.

1. Everyone I Went To High School With Is Dead
2. Chemical Marriage
3. Carry Stress In The Jaw
4. Desert Search For Techno Allah
5. Violenza Domentica
6. After School Special
7. Phlegmatics
8. Ma Meeshka Mow-Skwoz
9. The Bends (I. Man Overboard, II. The Drowning Flute, III. Aqua Swing, IV. Follow The Bubbles, V. Duet For Guitar And Oxygen Tank, VI. Nerve Damage, VII. Screaming Bends, VIII. Panic, IX. Love On The Event Horizon, X. Re-Entry)
10. Backstrokin'
11. Platypus
12. Merry Go Bye Bye
DOWNLOAD


TRHALL - "Chemical Wedding" (1996)

Banda do selo Alternatives Tentacles, de Jello Biafra, o projeto Thrall é a união perfeita das bandas God Bullies, Inside Out e Hand Over Head.
O Thrall documenta a geração Prozac, consumo excessivo, paranóia, luta pelo poder e as mentiras do governo dos EUA com os riffs furiosos de Paul Thor (Hand Over Head) que se misturam com a guitarra principal de Kevin Heagen (Enemy Squad), linha de baixo pesada de Karen Neal (Inside Out) e tudo se encaixando com perfeição ao vocal gutural e nervoso de Mike Hard.
FUCKING GREAT !

1. Sometimes I Get This Urge
2. The Blood Is The Life
3. Have You Ever Been Conned
4. Psychic Attack
5. I'll Do What You Say
6. Do It Now
7. It's Okay
8. Gas Station Speed
9. I Will Always Love You
10. Mommy And Daddy Were Alien Gods
11. Goliath
12. No Mark! No Milk!
13. I Am Not Afraid
DOWNLOAD

Nenhum comentário: