quarta-feira, 9 de abril de 2008

MPB/BOSSA NOVA

NARA LEÃO - 1964

Em seu apartamento em Copacabana aconteciam reuniões de música, onde, segundo alguns críticos, nasceu a bossa nova. No final dos anos 50 trabalhava como repórter em um jornal e participava de shows de bossa nova, cantando com sua voz curta e acompanhando-se ao violão. Em 1963 estreou profissionalmente no musical "Pobre Menina Rica", de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra.Foi a intérprete de "A Banda", de Chico Buarque, que dividiu o primeiro prêmio do Festival da TV Record de 1966 com "Disparada" defendida por Jair Rodrigues. Dois anos depois integrou o movimento tropicalista, participando do emblemático disco "Tropicália ou Panis et Circensis".
Cantora com visão de produtora, Nara lançou vários compositores e inúmeras músicas ganharam fama em sua voz, além de praticamente todos os clássicos da bossa nova.

1. Marcha Da Quarta-Feira De Cinzas
2. Diz Que Fui Por Ai
3. O Morro (Feio Nao E Bonito)
4. Cancao Da Terra
5. O Sol Nascera
6. Luz Negra
7. Berimbau
8. Vou Por Ai
9. Maria Moita
10. Requiem Para Um Amor
11. Consolacao
12. Nana
13. Promessa de você
14. É tão triste dizer adeus
DOWNLOAD



"TROPICÁLIA OU PANIS ET CIRCENSIS" - 1968

O ano de 1968 como diz Zuenir Ventura, não acabou, isso porque os fatos que nele ocorreram estão até hoje por aí sendo estudados e referenciados, pois são de um significado tão grande que ainda não foram de todo mensurados. Entre os inúmeros acontecimentos marcantes daquele ano temos a revolta dos estudantes em Paris, a passeata dos cem mil no Rio de Janeiro liderada por artistas e intelectuais, a decretação do AI 5 e o lançamento do LP "Tropicália ou Panis et Circenses", síntese de um movimento musical revolucionário que iria mexer com a cabeça de muita gente.
Gravado em maio de 1968, destaca-se "Parque industrial", de Tom Zé, ao lado de "Geléia Geral", de Gilberto Gil e Torquato Neto, formando as músicas mais panfletárias do disco.A influência aos intelectuais da Semana de 22 está no verso, "alegria é a prova dos nove" retirada do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade. Em "Lindonéia", de Caetano Veloso, canção feita a pedido de Nara Leão, inspirada num quadro de Rubens Gershman, temos um bolero com uma letra pessimista e não convencional, aliás, desconstruir o formal era uma das características do grupo, onde não faltavam imagens como, policiais, sangue e cachorros mortos nas ruas despedaçados e atropelados.
Item básico na discoteca.

1. Miserere nóbis
2. Coração materno
3. Panis et circenses
4. Lindonéia
5. Parque industrial
6. Geléia geral
7. Baby
8. Três caravelas
9. Enquanto seu lobo não vem
10. Mamãe, coragem
11. Bat macumba
12. Hino ao Senhor do Bonfim
DOWNLOAD




JORGE MAUTNER - 1974

A genialidade da direção musical de Gilberto Gil se destaca neste disco. Gravado no estúdio Havai, no Rio de Janeiro, constitui-se também no lançamento musical do jovem instrumentista Roberto de Carvalho, que tocou teclados. Outros grandes músicos tocaram: Tuty Moreno, Rodolfo Grani Jr., e sempre Nelson Jacobina. A capa é de Rogério Duarte, autor do poster de "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e das capas tropicalistas.
Este disco tem músicas memoráveis como a segunda gravação do "Maracatu Atômico", que alcançara retumbante sucesso na voz de Gilberto Gil.

1. Guzzy Muzzy
2. Pipoca À Meia-Noite
3. Cinco Bombas Atômicas
4. Ginga De Mandinga
5. Rock Da Tv
6. Samba Dos Animais
7. Herói Das Estrelas
8. Matemática Do Desejo
9. Nababo É
10. O Relógio Quebrou
11. Salto No Escuro
12. Maracatu Atômico
13. Um Milhão De Pequenos Raios
DOWNLOAD

Nenhum comentário: