sexta-feira, 18 de abril de 2008

JAZZ

FRANK ZAPPA - "Waka/Jawaka" (1972)

Impossível falar em Jazz Fusion e não citar Frank Zappa. Um dos maiores compositores que o mundo da música já viu, mergulhava de cabeça em várias vertentes que iam do Rock, Jazz e até música clássica.
Esse disco foi feito na época em que Zappa estava se recuperando de um acidente num show em Londres.....Algum idiota da platéia achou que Frank estava com "olhares estranhos" pra cima de sua namorada e subiu no palco, atirando Zappa no poço da orquestra, o que o fez ficar numa cadeira de rodas por algumas semanas....
Exímio e criativo guitarrista, Zappa sempre foi contra o uso de drogas e foi ativista de vários movimentos, chegando a se candidatar à presidência dos EUA. O Projeto foi abandonado pelo cancro na próstata, que o levou a morte em em 4 de dezembro de 1993.

1. Big Swifty
2. Your Mouth
3. It Just Might Be A One-Shot Deal
4. Waka/Jawaka
DOWNLOAD

CHARLIE PARKER AND DIZZY GILLESPIE - "Bird and Diz" (1950)

Charlie Parker é, juntamente com Dizzy Gillespie, o criador e a principal voz instrumental do bebop.
Charlie, uma lenda do sax,criava improvisos de uma intensidade, liberdade e virtuosismo até então desconhecidos no jazz, no entanto, sendo prefeitamente equilibrados e seguindo uma lógica impecável.
Dizzy figura entre os monstros sagrados do trompete como Miles Davis e Louis Armstrong. Trabalhou com gente de primeira linha, como Duke Ellington, Milt Jackson, John Coltrane e outros. Durante toda a carreira, Dizzy esteve sempre aberto a influências étnicas, como a música cubana, brasileira, africana e do Oriente Médio.
Este álbum é uma obra-prima, com Charlie Parker e Dizzy Gillespie ao lado de jazzistas do calibre de Thelonious Monk, Buddy Rich e outros.

1. Bloomdido (Charlie Parker)
2. An Oscar for Treadwell (Alternate Take)
3. An Oscar for Treadwell (Master Take)
4. Mohawk (Charlie Parker - Alternate Take) Take
5. Mohawk (Charlie Parker - Master Take)
6. My Melancholy Baby (Dizzy Gillespie - Alternate Tape)
7. My Melancholy Baby (Dizzy Gillespie - Master Tape)
8. Leap Frog (Dizzy Gillespie )
9. Leap Frog (Dizzy Gillespie)
10. Leap Frog (Dizzy Gillespie -Alternate Take)
11. Leap Frog (Dizzy Gillespie -Master Take)
12. Relaxing With Lee (Dizzy Gillespie -Alternate Take)
13. Relaxing With Lee (Dizzy Gillespie -Master Take)

Nenhum comentário: