quarta-feira, 5 de março de 2008

MANGUE BEAT

CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI- "Da Lama ao Caos" (1994)

Chico Science (Francisco de Assis França - Olinda, 13 de março de 1966 / Recife, 2 de fevereiro de 1997), líder da banda Nação Zumbi e principal expoente do movimento mangue beat de Pernambuco, infelizmente para nossa MPB, teve sua carreira precocemente encerrada por um acidente de carro na rodovia entre as cidades de Olinda e Recife.
Science participava de grupos de dança e hip hop em Pernambuco no início dos anos 80. No final da década integrou algumas bandas de música como Orla Orbe e Loustal, inspiradas na música soul, no funk e no hip hop. A fusão com os ritmos nordestinos, principalmente o maracatu, veio em 1991, quando Science entrou em contato com o bloco afro Lamento Negro, de Peixinhos, subúrbio de Olinda. Misturou o ritmo da percussão com o som de sua antiga banda e formou o Nação Zumbi. A partir daí o grupo começou a se apresentar em Recife e Olinda e iniciou o movimento "Mangue Beat", com direito a manifesto ("Caranguejos com Cérebro"). Em 1993 uma rápida turnê por São Paulo e Belo Horizonte chamou a atenção da mídia.
"Da Lama ao Caos" é um álbum essencial na discoteca, e também responsável por um dos maiores movimentos musicais do país.

1. Monólogo Ao Pé Do Ouvido
2. Banditismo Por questão de classe
3. Rios, Pontes E Overdrives
4. A Cidade/Boa Noite Do Velho Faceta
5. A Praieira
6. Samba Makossa
7. Da Lama Ao Caos
8. Maracatu De Tiro Certeiro
9. Salustiano Song - Instrumental
10. Antene-Se
11. Risoflora
12. Lixo Do Mangue - Instrumental
13. Computadores Fazem Arte - Bonus Track
14. Coco Dub (Afrociberdelia) - Bonustrack
DOWNLOAD


NAÇÃO ZUMBI - "Futura" (2005)

A Nação Zumbi teve sua trajetória original abortada pelo acidente que matou Chico em 1997. Ela foi ponta de lança de um movimento musical pernambucano que se apresentou ao Brasil com o manifesto "Caranguejos com Cérebro", de autoria do jornalista Renato L e do líder do grupo Mundo Livre S/A, Fred Zero Quatro. Conectar a estética do Mangue com os bits dos computadores foi o caminho apontado para conciliar cultura cheia de arraigamentos com a tecnologia avançada e, ao mesmo tempo, introduzir o caranguejo como uma espécie de vírus anti - pasteurização no pop rock mundial.
Sem Chico, Jorge du Peixe trocou sua postura discreta de percussionista pelo centro do palco, honrando o legado de seu amigo de infância e mantendo a estrutura da Nação Zumbi com o auxílio de Lucio Maia e dos tambores de Pupilo, Toca Ogam, Gilmar Bola 8 e Marquinhos.

1. Hoje Amanhã e Depois
2. Na Hora de Ir
3. Memorando
4. A Ilha
5. Respirando
6. Voyager
7. Expresso da Elétrica Avenida
8. Nebulosa
9. Sem Preço
10. Vai Buscar
11. Pode Acreditar1
12. Futura
DOWNLOAD

Nenhum comentário: