quarta-feira, 2 de julho de 2008

AFRO BEAT

ANTIBALAS AFROBEAT ORCHESTRA - "Celebration Afro Beat Vol 1" (2001)

Diretamente do Brooklin surgem os novos seguidores do incomparável e genial Fela Kuti, cantor/saxofonista/ativista nigeriano criador do gênero afrobeat, estilo que funde o jazz e os elementos do funk afro-americano com a sonoridade da África Ocidental, musica tradicional nigeriana e ritmos iorubás.
A qualidade musical do combo que forma o Antibalas é impressionante: Tony Allen (guia ritmico da banda Afrika '70 que apoiava Fela Kuti), o enérgico trompetista Babatunde Williams, o saxofonista e cantor Femi Kuti (filho de Fela Kuti e fiel seguidor da sua obra), os bateristas Jojo Kuo e Ola Jagun, o guitarrista Oghene Kologbo e ainda o tecladista Dele Sosimi.
A contagiante sonoridade do Antibalas é uma intensa mensagem política, humana e espiritual, que provoca e ataca o sistema capitalista e incita a luta contra injustiça social em variadas línguas.
Fela Kuti, aonde estiver agora, com certeza está orgulhoso.

1. Si, Se Puede
2. Dirt And Blood
3. Battle Of The Species
4. N.E.S.T.A. (Never Ever Submit To Authority)
5. Musicawi Silt
6. Uprising
7. El Machete
8. World War IV
DOWNLOAD


FELA KUTI AND AFRIKA '70 -"Zombie" (1976)

Verdadeiro herói em seu país (Nigéria), criador do afrobeat e fonte de inspiração para músicos de várias vertentes da chamada "black music", entre eles Ginger Baker,Stevie Wonder,James Brown e Lester Bowie, Fela não só foi um músico genial, mas um cidadão combativo e engajado. Suas letras poderosas e críticas clamam pela conscientização negra para a política do continente africano.
Uma prova de seu estilo de vida contestador está na música "Zombie", onde Fela canta o insuperável hino anti-militarista contra aqueles que seguem ordens: "Zombie no go stop unless you tell him to stop/zombie no go think unless you tell him to think". A resposta do governo militar foi mandar o exército atacar a população, causando a morte da mãe de Fela e destruindo seu clube, o Shrine.
Para escutar e saber mais sobre Fela Kuti, vá até a Seção Afro Beat do Mês de Janeiro !

1. Zombie
2. Mister Follow Follow
3. Observation Is No Crime
4. Mistake (Live At The Berlin Jazz Festival 1978)
DOWNLOAD

Nenhum comentário: