quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

EXPERIMENTAL ROCK

FANTÔMAS - "The Director's Cut" (2001)

Liderado por Mike Patton, ex-vocalista do Faith No More, a escalação do Fantômas revelou-se perfeita tanto no papel como na prática. Com as guitarras sujas de Buzz Osborne (Melvins), o baixo jazzístico de Trevor Dunn (Mr. Bungle) e a bateria selvagem de Dave Lombardo (Slayer), a sonoridade remete mais a experimentalismos de vanguarda e a compositores da música contemporânea como Berio e Stockhausen do que ao passado roqueiro porra louca de Patton.
"The Director's Cut" é um disco que traz releituras personalíssimas de temas de filmes de terror, como "Bebê de Rosemary", "A Profecia", e de clássicos como "O Poderoso Chefão", entre outras pérolas.
O som do Fantômas não conhece limites musicais e recebe influência do heavy metal, rock, pop, jazz, experimentalismo, trilhas de filmes de terror, histórias em quadrinhos, filmes B e ficção científica, entre outros.

1. The Godfather
2. Der Golem
3. Experiment In Terror
4. One Step Beyond
5. Night Of The Hunter (Remix)
6. Cape Fear
7. Rosemary's Baby
8. The Devil Rides Out (Remix)
9. Spider Baby
10. The Omen (Ave Satani)
11. Henry: Portrait Of A Serial Killer
12. Vendetta
13. Investigation Of A Citizen Above Suspicion
14. Twin Peaks: Fire Walk With Me
15. Charade
DOWNLOAD

LES CLAYPOOL - "Of Whales and Woe" (2006)

Les Claypool (ex-baixista do Primus) é um músico que ainda não descobriu os limites para a liberdade de sua música. Ainda bem !
Desta vez com um disco solo, Les conseguiu inovar novamente. Praticamente sem guitarras, sendo acompanhado por um saxofone, uma cítara e um theremin, tudo soa um pouco estranho (como quase tudo escrito por ele) na primeira audição. E talvez na segunda e na terceira. Mas quando as coisas começam a fazer sentido, tudo se encaixa. O baixo, logicamente em destaque, serve como base – sempre com aquele groove característico – para as aventuras vocais e suas linhas melódicas caóticas, as vezes faladas, cantadas ou gritadas. Ou tudo isso junto.
Chega a ser ridículo comentar sobre a habilidade com que Les Claypool toca seu baixo. Mas também é ridículo como em cada novo lançamento, ele ainda consegue deixar todos impressionados. Com vários projetos em atividade, como o supergrupo Oysterhead ou a Frog Brigade, sua criatividade parece não ter fim.

1. Back Off Turkey
2. One Better
3. Lust Stings
4. Of Whales And Woe
5. Vernon The Company Man
6. Phantom Patriot
7. Iowan Gal
8. Nothin' Ventured
9. Rumble Of The Diesel
10. Robot Chickent
11. Filipino Ray
12. Off-White Guilt
DOWNLOAD

Nenhum comentário: