sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

ELECTROTANGO

GOTAN PROJECT - "Lunatico" (2006)

O grupo Gotan Project (grupo formado por Phillipe Cohen, Christoph Müller e Eduardo Makaroff) se aprofunda nas raízes do tango e temas da música folclórica argentina, enquanto faz uma ótima fusão deste gênero com a música eletrônica, o jazz, hip-hop e as pulsações do chill-out.
"Lunático", nome tirado do cavalo campeão de corridas que pertencia ao lendário cantor de tango Carlos Gardel durante os anos 30, traz doze músicas gravadas em Buenos Aires, com participações do grupo de folk country alternativo Calexico, dos rappers argentinos Koxmoz e Chile Parker, do argentino Nini Flores ( bandoneon) e da cantora argentina Cristina Villalonga.

1. Amor Porteno (featuring Calexico)
2. Notas (featuringJuan Carlos Cacares)
3. Diferente
4. Celos
5. Lunatico
6. Mi Confesion (featuring Koxmoz)
7. Tango Cancion
8. La Viguela
9. Criminal
10. Arrabal
11. Domingo (featuring Jimi Santos)
12. Paris, Texas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Man...or Astroman - "The Miracle of Genuine Pirex"

JAZZ

MILT JACKSON ANS WES MONTGOMERY - "Bags Meets Wes!" (1961)

"Bags", como era conhecido o vibrafonista e ex-integrante do Modern Jazz Quartet Milt Jackson (1923-1999), também trabalhou com Parker, Miles, Monk, Herman, Wes, Cannonball e muitos outros jazzistas de renome. Um virtuoso do vibrafone, é um daqueles mais prendados, originais e inovativos improvisadores da história do jazz, sendo também o primeiro vibrafonista a tocar bebop.
O encontro de Bags com o guitarrista Wes Montgomery (1923-1968) originou um belo álbum de jazz e escutar o vibrafone de Milt é, como disse Don Heckman do Los Angeles Times : "ouvir a performance de Milt Jackson é o mesmo que observar uma tela de Picasso ou uma interpretação de Lawrence Olivier. Ele é um original autêntico que inventou sua própria forma de expressão".

1. S.K.J.
2. Stablemates
3. Stairway To The Stars
4. Blue Roz
5. Sam Sack
6. Jingles
7. Delilah
8. Stairway To The Stars (Alternate Version)
9. Jingles (Alternate Version)
10. Delilah (Alternate Version)
DOWNLOAD

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

BIOGRAFIA - RAGE AGAINST THE MACHINE (1991-2000)

O INÍCIO

O Rage Against the Machine foi um dos grupos mais influentes e polêmicos dos anos 90. Era uma banda que demonstrava, através de letras e atitudes, sua revolta e luta por ideais políticos. Eles sempre lutaram contra a censura, a favor da liberdade e em prol dos menos favorecidos. Misturando hip-hop com o hardcore, incendiava a todos que a ouviam. Sua história começou em torno de 1991, mas, para ser melhor entendida, é preciso que se conheçam seus integrantes e suas histórias.


Zach de La Rocha - Vocal

Sua mãe era doutora em Antropologia, e seu pai era um artista de um grupo político que fazia exposições com fotos e a história de agricultores mexicanos.Foi morar somente com sua mãe, em Irvine, uma das cidades com maior número de brancos do sul da Califórnia. Isso foi um grande choque para Zack, pois ele perdeu contato com a comunidade latina e estava numa cidade onde os mexicanos só serviam para trabalhar para os brancos. "Eu morava em Irvine, porém nunca me senti totalmente aceito como um desses garotos brancos e ricos de subúrbio. Eu nunca tive problemas econômicos como muitos dos meus irmãos e irmãs chicanos, mas eu sentia a tensão e a rejeição - e então foi quando eu comecei com o hip hop".
Zack formou o grupo "Inside Out", que lançou um CD e depois acabou.


Tim Commerford - Baixo

Conheceu Zack na escola, quando Tim cursava a 6ª série, e Zack, a 5ª. Foi Zack quem levou Tim ao baixo e à música.Ele tem ódio da polícia pela maneira com que ela trata as pessoas. Curiosamente, Tim muda de sobrenome a cada álbum (Timmy C, Tim Bob, Simmering T, Y Tim K, Tim Bob).


Tom Morello - Guitarra, backing vocal

Já Tom Morello é sem dúvida um dos maiores guitarristas que já existiu. Ele nasceu em 1964 em Nova York. Sua mãe é a membro-fundadora do grupo "Parents for Rock & Rap" (Pais pelo Rock & Rap), organização anti-censura. Seu pai era membro do "Exército de Guerrilha Mau Mau", que libertou o Kenya do comando britânico.
Tom foi para Harvard, e se graduou com honras em Sociologia. Durante a universidade, ele praticava pelo menos de 2 a 4 horas por dia de guitarra. Enquanto seus amigos saíram de Harvard para serem médicos e advogados, ele foi para Los Angeles, considerado o lugar para quem queria rock.
Morello tocou em diversas bandas, que não tiveram sucesso. Ele passou a dar aulas de guitarra para se sustentar, e depois aceitou emprego de secretário de um senador da Califórnia. Ele foi demitido quando uma mulher ligou para o escritório reclamando que "pessoas de cor" estavam se mudando para a vizinhança dela. Ele disse que o problema não era os novos vizinhos, mas o fato de ela ser racista. Ele conheceu Zack num bar de rap.

Brad Wilk - Bateria

Nasceu em Portland, Oregon, em 1968. Ele morou em Chicago por algum tempo antes de ir para a Califórnia. Ele estava na banda principalmente pela música e nem tanto pela política como os outros membros. Brad é provavelmente o músico mais completo da banda.


1992
Estava completo o line-up do Rage Against the Machine. O interessante é eles já começaram com a idéia politicamente correta de não desperdício: "Rage Against the Machine".No fim de 1992, o Rage Against the Machine fez uma turnê por toda a Europa abrindo shows para o Suicidal Tendancies. Quando a turnê acabou, eles lançaram o primeiro álbum, também chamado "Rage Against the Machine", em 10 de novembro de 1992. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias e esteve no Top 200 da Billboard por 89 semanas. O álbum inclui, entre outras músicas, a famosa "Killing In The Name", que é um protesto ao militarismo norte-americano.
Em decorrência das suas atitudes e letras, o Rage foi censurado e proibido de fazer shows em muitos estados americanos. Mas a censura também fez a banda crescer, pois ela encarou e lutou contra ela com grandes protestos.



1993

O Rage fez shows beneficentes à Anti-Nazi League e ao Rock for Choice. No Lollapalooza III, dessa vez no palco principal, o Rage subiu e não tocou, fez apenas um protesto anti-censura contra a PMRC (Parents Music Resource Center), no qual cada membro da banda ficou de pé, nu, por cerca de 15 minutos, cada um com uma fita preta na boca e as letras P (Tim), M (Zack), R (Brad), e C (Tom) escritas no peito.


Eles disseram: "Se não tomarmos ação contra a censura, logo não teremos direito de ver mais bandas como o Rage!"O clip de "Freedom" foi premiado no "120 Minutes" da MTV. O video contém imagens de shows, cenas do documentário "Incident at Oglala" e textos do livro de Peter Matthiesen "In the Spirit of Crazy Horse".


1994

Em fevereiro de 1994, esse mesmo clip foi o nº1 nos EUA. Logo adiante naquele ano, mais dois shows beneficientes. O primeiro foi organizado pelo próprio Rage e se chamava "For the Freedom of Leonard Peltier" (Pela Liberdade de Leonard Peltier). Esses shows foram na Califórnia e contavam com outras bandas, como Cypress Hill e os Beastie Boys. O segundo show foi o "Latinpalooza", para o benefício de Leonard Peltier e para a United Workers e Los Ninõs.


1995

Com a agenda lotada, a banda ficou sem tempo para parar e conversar, e houve boatos de que o grupo iria terminar. Foi quando eles resolveram se mudar para Atlanta e começaram a morar juntos. Tentaram gravar um novo disco, mas acharam que não ia ficar bom. Voltaram então para Los Angeles e começaram, de vez, a trabalhar na gravação do segundo disco.


1996

Em 16 de abril de 1996, o esperado segundo disco foi lançado. "Evil Empire" entrou direto no Top 200 da Billboard na 1ª posição. O álbum faz crítica ao governo corrupto de Ronald Reagan e a relação dos USA com a URSS. Ele tem músicas como Bulls On Parade, People of the Sun, Vietnow, Revolver, Roll Right e Tire Me (que ganhou prêmio de melhor melhor performance de metal no Grammy Awards). Em julho, o Rage começou uma turnê pelos EUA que durou até outubro.


1997

Em dezembro de 1997, Tom Morello pôde ser visto no meio das 33 pessoas presas por obstruírem um lugar de negócios em um protesto contra a "Guess?", marca de jeans. "Nós somos contra eles, porque eles tiram proveito dos trabalhadores em Calcutá e nos EUA (Los Angeles, New York City, e Bay Area). É trabalho escravo. E eles esperam que as pessoas que leiam isso não se importem. Eles acham que a moda é mais importante e nada mais importa, e então aquela exploração brutal daqueles trabalhadores não os importa. Nós estamos dizendo que eles estão errados.", disse Tom.


1998

No início de 1998, o Rage Against the Machine gravou "No Shelter", parte da trilha sonora do filme Godzilla. No meio do ano, a banda começou a ensaiar para o disco "The Battle of Los Angeles".


1999

Em janeiro de 1999 a banda organizou um show beneficente para Mumia Abu-Jamal. O show atraiu muita atenção, apesar de alguns imprevistos. Mas no final tudo correu bem e as apresentações das bandas Black Star, Bad Religion e os Beastie Boys aconteceram. Em Genebra, Suíça, em 12 de abril, Zack se manifestou ante às Nações Unidas no caso de Mumia Abu-Jamal e da pena de morte nos EUA. O Rage então tocou no Tibetan Freedom Concert e Woodstock 99. No Woodstock, o grupo queimou a bandeira americana no palco novamente, enquanto tocavam Killing In The Name.



O FIM

No dia 18 de outubro de 2000, o vocalista Zack de la Rocha declarou oficialmente que estava deixando a banda. "Sinto que é necessário abandonar o Rage, pois não estávamos mais conseguindo tomar decisões conjuntas", disse ele à imprensa. "Não estamos mais funcionando juntos como um grupo, e eu acredito que a situação está destruindo nossos ideais políticos e artísticos. Estou muito orgulhoso de nosso trabalho, como ativistas e como músicos, assim como estou grato a cada pessoa que expressou solidariedade e dividiu essa incrível experiência conosco".

Há quem diga que uma das razões da saída de Zack foi o fato ocorrido no mês anterior no VMA, quando Tim Commerford escalou uma estrutura do palco e teve que ser retirado do Radio City Music Hall pela segurança. Ele fez isso em protesto ao fato da banda Limp Bizkit ter ganhado o prêmio de banda de rock de ano.


Pessoas próximas à banda disseram que esse incidente deixou Zack bravo - tanto que ele acabou indo embora do Radio City Music Hall depois. Isso pode ter arranhado sua relação com a banda. Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk disseram à imprensa: "Estamos orgulhosos da nossa história e do que fizemos musical e politicamente nos últimos nove anos. Estamos comprometidos em continuar com nossa tentativa de mudar o cenário político e social, e procurar criar mais boas músicas para nossos fãs." Ao menos aos olhos da imprensa a banda se separou de maneira amigável.


Zack passou a se dedicar à carreira solo, e os demais integrantes se juntaram a Chris Cornell, vocalista do Soundgarden, e formaram o Audioslave, que lançou o primeiro CD em novembro de 2002. No ano seguinte, sai o disco "Live at the Grand Olympic Auditorium", que contém uma apresentação ao vivo do Rage Against the Machine.


Discografia :

Rage Against the Machine - 1992 (Epic)
Evil Empire - 1996 (Epic)
The Battle of Los Angeles - 1999 (Epic)
Renegades - 2000 (Epic)
Live at the Grand Olympic Auditorium - 2003 (Epic)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

SAMBA ROCK

JORGE BEN - "O Bidú, Silêncio no Brooklin" (1967)

No quinto disco de Jorge Ben, o Rio de Janeiro e o violão estão longe, o cenário é São Paulo e longe de sua gravadora oficial, a Phillips, e de maneira quase clandestina, pela primeira vez o mestre grava guitarra nas suas músicas acompanhado pelo grupo The Fevers.
O nome do disco já é algo a parte, "Bidú" era o nome do Karmann Ghia que Jorge Ben passeava com a galera no bairro do Brooklin, onde morava com Erasmo Carlos (que compôs a faixa “Menina Gata Augusta”). "Silêncio no Brooklin" era o que os vizinhos costumavam gritar enquantos eles ensaiavam.
Uma raridade.

1. Amor de Carnaval
2. Nascimento de um Príncipe Africano
3. Jovem Samba
4. Rosa Mais que nada
5. Canção de uma Fã
6. Menina Gata Augusta
7. Toda Colorida
8. Frases
9. Quanto mais te Vejo
10. Vou Andando
11. Sou da Pesada
12. Si Manda
DOWNLOAD

Urban Dance Squad: "Deeper Shade of Soul" (Mental Floss for The Globe)

ROCKABILLY/PSYCHOBILLY

THE CRAMPS - "A Date With Elvis" (2001)

Sem dúvidas uma das bandas mais insanas do planeta. O Cramps manda um rock and roll dos anos 50 - rockabilly - e mistura grupos punks de garagem dos anos 60, rock instrumental, psicodelismo, soul music e muita velocidade nisso tudo. Essa mistura valeu o termo "psychobilly".
A base do Cramps é formada pelo maluco de carteirinha Lux Interior nos vocais e pela guitarrista Poison Ivy, que por sinal, manda muito bem.
Juntos formam o casal mais pirado do rock'n'roll .

1. How Far Can Too Far Go?
2. The Hot Pearl Snatch
3. People Ain't No Good
4. What's Inside A Girl?
5. Can Your Pussy Do The Dog?
6. Kizmiaz
7. Cornfed Dames
8. Chicken
9. (Hot Pool Of) Womanneed
10. Aloha From Hell
11. It's Just That Song
12. Blue Moon Baby
13. Georgia Lee Brown
14. Give Me A Woman
15. Get Off The Road
DOWNLOAD


KINGS OF NUTHIN' - " Punk rock, rhythm and blues" (2005)

No ano de 1999, em Boston, suge o Kings Of Nuthin', fazendo um som que mistura punk rock, psychobilly, swing e ska. Mistura inusitada e original, mas que agrada a fãs de todos esses estilos! Esse álbum foi lançado na Alemanha e conta com músicas próprias e covers de R&B's da década de 1950 e punk rock's do final da década de 1970 e início de 1980.

1. Over The Counter Culture
2. If I were you
3. For you
4. Banned from the pubs
5. Only time
6. Quick fix
7. Women and Cadillacs
8. Nation on fire
9. Here we are nowhere
10. Judge nor jury
11. No brains
12. Tore up
13. You dont think
14. I smell a rat
DOWNLOAD

domingo, 17 de fevereiro de 2008

ELETRONIC

THE NAM SHUB OF ENKI - "The Nam Shub Of Enki Meets Kiki.Ill In The Valley Of Mood" (2005)


O "The Nam Shub Of Enki" é um projeto de DJ's australianos de Brisbane que fazem um techno underground, com influências de breakbeat, pisicodélico e electro.

1. Perpendicular
2. Love Is Everything
3. Clickher
4. The Pursuit Of Seizure
5. Sludge Mop
6. Meno-Anu (Kiki.Ill Meets Notkea Rotta)
7. Speedway
8. Eyn Tzu Oj Zwie
9. Legion Heirs
10. Pregnant With Ooze
11. Blue Birth
DOWNLOAD

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

REGGAE/RAGGA/DUB

AUGUSTUS PABLO - "Original Rockers" (1979)

Este álbum é uma boa introdução ao universo sonoro deste jamaicano de saúde frágil e mente ágil, responsável por alguns dos momentos mais criativos da história do ritmo de Jah.
Como produtor Pablo apresentou um conjunto de obras marcantes com uma grande variedade de intrumentistas e cantores, trazendo um novo subgênero de reggae, chamado de 'rockers'. O estilo tinha esse nome por causa da gravadora/loja-de-discos de mesmo nome dirigida por ele.
Como músico levou adiante a tradição instrumental jamaicana, que vinha desde a época do ska e do rocksteady,fazendo da sua melódica (um instrumento de sopro que se toca através de um teclado) o instrumento solista.

1. Rockers Dub
2. Up Warrika Hill
3. Cassava Piece
4. Tubby's Dub Song
5. Jah Dread
6. Brace A Boy
7. Thunder Clap
8. Park Lane Special
9. New Style
10. AP Special
11. Tubby's Dub Song (dub version 2)
12. Brace A Boy (dub version 2)
DOWNLOAD


YELLOWMAN - "King Yellowman" (1990)

Yellowman tem uma incrível e longa história na música reggae, foram vários os obstáculos que teve que ultrapassar ao longo da sua vida até se tornar um dos maiores artistas jamaicanos.
O fato de ser albino num país como a Jamaica e crescer num orfanato, foram dois dos difíceis obstáculos que Yellowman teve que ultrapassar até se tornar um dos maiores ícones do estilo dancehall.
Ainda muito jovem, Yelowman conseguiu um emprego como deejay (substituto) do Gemini SoundSystem, um dos mais fortes e significantes soundsystem's da época. Sua aparência e o seu estilo era único e inconfundível, e as suas letras altamente satíricas, geralmente versando sobre a sua cor de pele ou sobre os imensos casos amorosos...
"King Yellowman", é um verdadeiro clássico que veio colocar a música Jamaicana novamente na rota mundial, abrindo caminho para a explosão do dancehall.

1. Jamaica Nice/Take Me Home Country Roads
2. Strong Me Strong
3. Mi Believe/Summer Holiday
4. What Dat
5. Moving On/Keep On Moving
6. Disco Reggae
7. Still Be A Lady/Girls Can'T Do What The Guys Do
8. Reggae Calypso
9. Coh We/Sea Cruise
10. If You Should Lose Me/You'll Lose A Goodthing
DOWNLOAD

André Barcinski - "Barulho"


"Barulho – Uma Viagem Pelo Underground do Rock Americano" é o nome de um livro pioneiro para o rock nacional, escrito por André Barcinski, que hoje produz eventos ligados à música. "Barulho" registra a parte mais ruidosa da história do rock americano dos últimos quinze anos.

Encomendaram a ele uma série de reportagens sobre o novo rock americano para ser publicado na revisa Bizz, isso lá no início dos anos 90, quando o tal grunge se esboçava, mas outras bandas também se destacavam. Barcinski viajou para os EUA e conversou com todas elas : dos pais do punk in USA, Joey Ramone e o líder/fundador dos Dead Kennedys, Jello Biafra, à safra de Seattle, com Nirvana à frente e Mudhoney logo atrás. Dos freaks dos Red Hot Chili Peppers e do psycobilly dos Cramps à trilha sonora do fim do mundo do Ministry.

A coisa ficou tão legal que Barcinski resolveu publicar tudo num livro, mesmo num país – ao menos à época – pouco acostumado a consumir livros de rock. O resultado é excelente, com textos e mais de cem fotos de Barcinski e um acabamento gráfico espantoso. Foi lançado originalmente pela Editora Paulicéia, e deve estar fora de catálogo. Mas se você encontrar um exemplar, em algum sebo ou lojas de comprar virtuais, pode levar. Sem erro.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Chris Cooper - "Devil's Advocate- The Art Of Coop"

Chris Cooper, nasceu em Oklahoma em 1968, mas é conhecido como Coop. É este o nome de um dos mais conceituados desenhistas americanos da atualidade. Desenhou posters para uma imensidão de bandas de rock, que o tornaram famoso pela maneira como expunha as suas fantasias, normalmente associadas a mulheres voluptuosas, diabas e diabos sorridentes, cientistas malucos, tipos com cara de imbecís e hotrods. Coop pode ser um artista bizarro, mas é um dos mais importantes da chamada "arte alternativa" dos dias que correm.

O lançamento do seu primeiro livro, "Devil's Advocate - The Art of Coop", é uma edição de luxo com prefácio do guru Robert Williams e reúne 15 anos de trabalhos ligados à arte do poster, artes gráficas, pinturas e ilustrações, tatuagens, capas de revistas, publicidade e capas de discos.
Os comentários no livro são cortesia do advogado do Diabo.

Confira mais trabalhos do Coop aqui

Beastie Boys - Sure Shot (Ill Communication)



Sonzera... Enjoy !

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

EXPERIMENTAL ROCK

FANTÔMAS - "The Director's Cut" (2001)

Liderado por Mike Patton, ex-vocalista do Faith No More, a escalação do Fantômas revelou-se perfeita tanto no papel como na prática. Com as guitarras sujas de Buzz Osborne (Melvins), o baixo jazzístico de Trevor Dunn (Mr. Bungle) e a bateria selvagem de Dave Lombardo (Slayer), a sonoridade remete mais a experimentalismos de vanguarda e a compositores da música contemporânea como Berio e Stockhausen do que ao passado roqueiro porra louca de Patton.
"The Director's Cut" é um disco que traz releituras personalíssimas de temas de filmes de terror, como "Bebê de Rosemary", "A Profecia", e de clássicos como "O Poderoso Chefão", entre outras pérolas.
O som do Fantômas não conhece limites musicais e recebe influência do heavy metal, rock, pop, jazz, experimentalismo, trilhas de filmes de terror, histórias em quadrinhos, filmes B e ficção científica, entre outros.

1. The Godfather
2. Der Golem
3. Experiment In Terror
4. One Step Beyond
5. Night Of The Hunter (Remix)
6. Cape Fear
7. Rosemary's Baby
8. The Devil Rides Out (Remix)
9. Spider Baby
10. The Omen (Ave Satani)
11. Henry: Portrait Of A Serial Killer
12. Vendetta
13. Investigation Of A Citizen Above Suspicion
14. Twin Peaks: Fire Walk With Me
15. Charade
DOWNLOAD

LES CLAYPOOL - "Of Whales and Woe" (2006)

Les Claypool (ex-baixista do Primus) é um músico que ainda não descobriu os limites para a liberdade de sua música. Ainda bem !
Desta vez com um disco solo, Les conseguiu inovar novamente. Praticamente sem guitarras, sendo acompanhado por um saxofone, uma cítara e um theremin, tudo soa um pouco estranho (como quase tudo escrito por ele) na primeira audição. E talvez na segunda e na terceira. Mas quando as coisas começam a fazer sentido, tudo se encaixa. O baixo, logicamente em destaque, serve como base – sempre com aquele groove característico – para as aventuras vocais e suas linhas melódicas caóticas, as vezes faladas, cantadas ou gritadas. Ou tudo isso junto.
Chega a ser ridículo comentar sobre a habilidade com que Les Claypool toca seu baixo. Mas também é ridículo como em cada novo lançamento, ele ainda consegue deixar todos impressionados. Com vários projetos em atividade, como o supergrupo Oysterhead ou a Frog Brigade, sua criatividade parece não ter fim.

1. Back Off Turkey
2. One Better
3. Lust Stings
4. Of Whales And Woe
5. Vernon The Company Man
6. Phantom Patriot
7. Iowan Gal
8. Nothin' Ventured
9. Rumble Of The Diesel
10. Robot Chickent
11. Filipino Ray
12. Off-White Guilt
DOWNLOAD

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

FUNK/GROOVES


THE GREYBOY ALLSTARS - "West Coast Boogaloo" (1995)

Formado em San Diego, no ano de 1993, por Karl Denson (saxofonista que excursionou com Lenny Kravitz), o produtor DJ Greyboy (peça chave no som da banda), Chris Stilwell, Michael Andrews, Robert Walter & Zak Najor, tem como marca registrada os excepcionais arranjos e swing sensacional.
O grupo surgiu da parceira entreo o DJ Greyboy e Denson, lançando seu primeiro CD em 1995. Fazendo algo próximo a um acid-funk/acid-jazz, deixando claro a influência setentista (no funk) e as imprevisões (próximo ao free jazz).
Enjoy....

1. Soul Dream
2. Let The Music Take Your Mind
3. Fried Grease
4. Fire-Eater
5. Tenor Man
6. Miss Riverside
7. Gravee
8. The Browns At Home
DOWNLOAD

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

SURF MUSIC

THE NEANDERTHALS - " The Neanderthals in Space" (2005)

Ótimas surf guitars old school rápidas e divertidas. Neste disco, uma surf version de John Lennon em "Across the Universe", uma cítara elétrica para David Bowie em "Space Oddity" e um twist-cover de Louis Prima em "Beep Beep".
Um rock garage com a boa e velha surf music da califa, com Eddie Angel e Pete Curry dos "Los Straitjackets" e com o vocalista Johnny Rabb. Twist + Surf Music dubom.
Para quem curte Man... Or Astroman ? é um prato cheio !

1. Twist To The Moon (Moon Twist)
2. Across The Universe
3. Rock The Universe
4. Beep Beep
5. Girl On The Moon
6. Twistin' Out In Space
7. Man From Mars
8. Space Oddity
9. Rocket
10. Nasa'll Get It
11. Martian Hop
12. Skylab
13. Knocked Out Joint On Mars
14. Purple People Eater
15. He Never Came Back
DOWNLOAD


LOS MUERTOS VIVIENTES - "En Nombre del Surf y de la Lucha del Espirito Santo... ¡AMÉN!" (2007)

Com máscaras de lutadores mexicanos e, aparentemente, formado em algum cemitério abandonado de Vila Velha, uma cidade quase fantasma no estado do Espírito Santo, no final do ano de 2002, o quinteto ataca de surf music e psychobilly dos bons. Os temas? Filmes b (que são suas principais influências) e outras atrocidades em espanhol.
Shows bastante performáticos, pseudônimos de famosos lutadores lendários mexicanos, músicas empolgantes e um visual digamos... bizarro.
Som bacana dos mexicanos de araque ... Boa viagem !

1. Intro
2. El charro Negro
3. El rancho de Ultratumba
4. Cemetery Surf
5. miedo
6. El Diablo, el mas Changon
7. Surfing Boi
8. Adelante Muertos !
9. Motosierra en Manos
10. El Misterio de Huracan Ramirez
DOWNLOAD

sábado, 9 de fevereiro de 2008

MPB/BOSSA NOVA

CAETANO VELOSO - "Transa" (1972)

Transa foi gravado em Londres durante o exílio de Caetano. As músicas foram cantadas em inglês e protuguês. Com uma capa inusitada em formato de objeto tridimensional,destaque para a regravação do samba "Mora na filosofia" e "Triste Bahia" (feita sobre inspiração de um trecho de soneto do conterrâneo, o poeta barroco Gregório de Matos).
Transa também iniciou uma trilogia marcada pelo experimentalismo. O segundo trabalho nesse caminho foi o polêmico Araçá Azul (1972), que surpreendeu pelo perfil anticomercial, e fechando a trilogia, Jóia, de 1975.

1. You don’t know me
2. Nine out of ten
3. Triste Bahia
4. It's a long way
5. Mora na filosofia
6. Neolithic man
7. Nostalgia (That’s what rock'n'roll is all about )
DOWNLOAD



MORELENBAUM²/SAKAMOTO -"CASA" (2001)

O encontro do casal Paula (voz) e Jaques Morelenbaum (violoncelo) com o pianista japonês (e entusiasta da bossa-nova) Ryuichi Sakamoto tem razões, musicais e sentimentais de sobra para emocionar os fãs de Antonio Carlos Jobim.
"Casa", foi gravado na casa onde Jobim vivia, no Jardim Botânico, com Sakamoto usando as teclas brancas e pretas do piano do compositor. O violonista Paulo Jobim juntou-se ao trio em duas canções, "O Amor em Paz" e "Esperança Perdida", e o repertório também incluiu temas instrumentais de Tom poucos conhecidos: "Chanson pour Michelle" e "Tema para Ana". Depois dos cinco dias caseiros no Jardim Botânico, eles transferiram-se para o Estúdio Mega, gravando outra série de canções jobinianas, com convidados como Zeca Assumpção (contrabaixo), Luiz Brasil (violão), Marcos Suzano (percussão) e Ed Motta (que fez um dueto com Paula em "Imagina", de Tom e Chico Buarque).
A parceria de Morelenbaum com Sakamoto vem desde meados dos anos 90, quando o brasileiro tocou em discos como "1996" e "Smoochy".

1. As Praias Desertas
2. O Amor em Paz
3. Vivo Sonhando-Dreamer
4. Inutil Paisagem
5. Sabia
6. Chanson pour Michele
7. Bonita
8. Fotografia-Photograph
9. Imagina
10. Estrada Branca
11. O Grande Amor
12. Cancao em modo menor
13. Tema para Ana
14. Derradeira Primavera
15. Esperanca perdida-I Was Just One More For You
DOWNLOAD1
DOWNLOAD2

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

LOUNGE/CHILL OUT

BEBEL GILBERTO - "Momento" (2007)

Neste disco, Bebel é autora ou co-autora de quase todas as faixas. Além disso, a cantora se envolveu pessoalmente na produção do disco, que dividiu as gravações entre o Rio de Janeiro, com a Orquestra Imperial, Nova York com Brazilian Girls e Londres com Guy Sigsworth.
Álbum bem eclético, com uma ótima combinação do popular e o sofisticado, entre jazz, bossa nova, lounge, afoxé, baião e música latina. Tudo isso bem medido com batidas eletrônicas.

1. Momento
2. Bring Back The Love
3. Close To You
4. Os Novos Yorkinos
5. Azul
6. Caçada
7. Night And Day
8. Tranquilo
9. Um Segundo
10. Cadê Você
11. Words
DOWNLOAD

PUNK ROCK/HARDCORE

SEX PISTOLS - "Never Mind The Bollocks" (1977)

"Never Minds The Bollocks" é um grande disco de rock simples, mas não simplório. As letras, absurdamente agressivas até os dias de hoje, são brilhantes, todas recheadas de sarcasmo, ódio adolescente inconsequente e uma boa dose de niilismo.
Os Pistols gritavam por uma anarquia irresponsavél, tiravam com a cara dos seus inimigos e zombava de quem era teoricamente mais forte.
Após todo o rebuliço causado pelos compactos "Anarchy In UK" e "God Save The Queen", brigas com as gravadoras EMI e AM&M, virar caso de policia e serem enquadrados como inimigos número um da Inglaterra, Paul Cook, Steve Jones, Glen Matlock e Johnny Rotten compuseram esta pérola da discórdia, tudo seguindo a perfeita cartilha do mestre das falcatruas e idealizador dos Pistols, Malcom Mclaren.

1. Holidays In The Sun
2. Bodies
3. No Feelings
4. Liar
5. Problems
6. God Save The Queen
7. Seventeen
8. Anarchy In The U.K.
9. Sub-Mission
10. Pretty Vacant
11. New York
12. EMI
DOWNLOAD


DEAD KENNEDYS -"Bedtime for Democracy" (1986)

Protesto, política, anarquismo, revolução. Estas palavras sempre estão em evidência quando o assunto é Dead Kennedys e seu líder e vocalista Jello Biafra. Um dos precursores do Hardcore, um punk rock mais veloz e agressivo, a banda se destacou na cena norte-americana por suas músicas, atitudes e posturas adotadas.
"Bedtime for Democracy" foi o último disco inédito dos Dead Kennedys, encerrando assim um importantíssimo capítulo da história de uma geração.
Após esse lançamento, resolvem se separar e darem seqüência aos projetos pessoais.

1. Take This Job And Shove It
2. Hop With The Jet Set
3. Dear Abby
4. Rambozo The Clown
5. Fleshdunce
6. The Great Wall
7. Shrink
8. Triumph Of The Swill
9. Macho Insecurity
10. I Spy
11. Cesspools In Eden
12. One Way Ticket To Pluto
13. Do The Slag
14. A Commercial
15. Gone With My Wind
16. Anarchy For Sale
17. Chickenshit Conformist
18. Where Do Ya Draw The Line
19. Potshot Heard Round The World
20. D.M.S.O.
DOWNLOAD


BAD BRAINS - "Rise" (1993)

O Bad Brains é originário de uma banda de reggae e jazz chamada Mind Power, de 1976, inspirada em Bob Marley. A banda queria inovar, mas não sabia como, até que, em 1977, o vocalista McCray apresentou ao resto da banda o Sex Pistols. Eles começaram a ouvir Led Zeppelin, Eater, Clash e discos de punk/hardcore. Em seis meses as mudanças aconteceram. O som passou a ser uma mistura pioneira de reggae com punk rock. McCray saiu do grupo para a entrada do vocalista HR e em 1978 mudaram de nome para Bad Brains.

1. Rise
2. Miss Freedom
3. Unidentified
4. Love Is The Answer
5. Free 6. Hair
7. Coming In Numbers
8. Yes Jah
9. Take Your Time
10. Peace Of Mind
11. Without You
12. Outro
DOWNLOAD


sábado, 2 de fevereiro de 2008

RAP/HIP HOP

DELINQUENT HABITS - "Delinquent Habits" (1996)

Álbum de estréia do Delinquent Habits, através do registo homônimo, produzido por Sen Dog, dos Cypress Hill. Graças ao single "Tres Delinquent" este disco registou vendas de cerca de 350 mil unidades nos EUA, e um milhão internacionalmente.A fusão única de rap com ritmos latinos levou esta banda a sedimentar uma fortíssima legião de fãs, não só nos EUA como um pouco por todo o mundo.

1. Tres Delinquents
2. Lower Eastside
3. Juvy
4. What It Be Like
5. I'm Addicted
6. The Realm
7. S.A.L.T.
8. Good Times
9. Break 'Em Off
10. What's Real Iz Real
11. If You Want Some
12. Another Fix
13. Underground Connection
14. When The Stakes Are High
DOWNLOAD


BEASTIE BOYS - "LICENSED TO ILL" (1986)

Em 1986,os Beastie Boys eram três moleques desbocados, que só falavam em encher a cara e correr atrás de mulher. O híbrido de hip hop old school com guitarras altas e vocais berrados era algo inovador e enérgico. Calcado em cima de samples de bandas como Led Zeppelin e AC/DC, o disco é uma sequência barulhenta e debochada, som pra zoar mesmo.
Produzido por Rick Rubin (mesmo produtor anos mais tarde do genial "Bloodsugarsexmagik" do Red Hot Chili Peppers) foi o primeiro álbum de hip hop a chegar em primeiro nos EUA e o mais vendido do gênero no país nos anos 80 (passou dos cinco milhões de cópias).
Os BB's enlouqueceram a molecada da época, sendo decisivos para a conversão de milhares de garotos brancos roqueiros de classe média ao hip hop.
Disco básico na discoteca !

1. Rhymin & Stealin
2. The New Style
3. She's Crafty
4. Posse In Effect
5. Slow Ride
6. Girls
7. Fight For Your Right
8. No Sleep Till Brooklyn
9. Paul Revere
10. Hold It Now, Hit It
11. Brass Monkey
12. Slow And Low
13. Tiem To Get Ill
DOWNLOAD

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

SOUNDTRACK

AMARELO MANGA (2002)

Os principais contribuidores da trilha sonora do filme são Lúcio Maia e Jorge Du Peixe da Nação Zumbi, trabalhando com vários outros grupos e artistas. Há músicas inteiras e, também, muito próximas do que se poderia chamar de sensacionais.Fred 04, lider do Mundo Livre S/A, contribui com a bela faixa "Lígia", tão boa quanto qualquer outra música produzida por ele junto a sua banda.
E a própria Nação Zumbi, magnífica, aparece com uma faixa matadora, "Tempo Amarelo", com sua ruidosa trovoada de tambores.
Indispensável pra quem curte o movimento manguebit !

1. Defunkt (Lúcio Maia, Jorge Du Peixe)
2. Acordando (Lúcio Maia, Jorge Du Peixe)
3. Dollywood (Lúcio Maia, Jorge Du Peixe)
4. Tempo Amarelo (Nação Zumbi)
5. A Entidade (Lúcio Maia, Jorge du Peixe)
6. Lígia (Fred Zero Quatro)
7. Kanibal (Lúcio Maia, Jorge Du Peixe)
8. Gafieira no Avenida (Lúcio Maia, Jorge Du Peixe)
9. ...E o Boi Deitou (Lúcio Maia)
10. Amarelo Manga (Otto e BNegão)
11. Nebuliza (Lúcio Maia, Jorge Du Peixe)
12. O Fim (Lúcio Maia)
DOWNLOAD


MATRIX - "Music From The Motion Picture" (1999)

Trilha sonora do primeiro filme da trilogia (e sem dúvida, o melhor) , retratando exatamente a filosofia do filme: cheio de músicas futurísticas , pesadas , eletrônicas... Disco muito bem sacado e produzido, pois é peso do principio ao fim .
Destaque para Rage Against The Machine , Ministry e Rob Zombie. Para quem assistiu ou não (como se isto fosse possível) o filme, a trilha sonora é uma boa pedida.

1. Rock Is Dead - Marilyn Manson
2. Spybreak - Propellerheads
3. Bad Blood - Ministry
4. Clubbed To Death (Kurayamino Mix) - Rob D
5. Prime Audio Soup - Meat Beat Manifesto
6. Leave You Far Behind - Lunatic Calm
7. Mindfields - Prodigy
8. Dragula (Hot Rod Herman Remix) - Rob Zombie
9. My Own Summer (Shove It) - Deftones
10. Ultrasonic Sound - Hive
11. Look To Your Orb For the Warning - Monster Magnet
12. Du Hast - Rammstein
13. Wake Up - Rage Against The Machine
DOWNLOAD

SKA/SKA-JAZZ/ROCKSTEADY

THE MOON INVADERS - "Breakin' Free" (2005)

Banda de ska belga que incorpora em sua melodia e nos vocais altas quantidades de jazz e também soul.
Ritmos de bateria complexos, riffs de sopros melodiosos, solos deliberadamente mais simples. É preciso neste disco também exaltar o belo trabalho do nosso venerado Victor Rice (o melhor produtor da cena Ska hoje em dia, sem a menor dúvida), que volta a fazer das suas na mesa de mixagem...

1. Lion of Panshir
2. Old friend
3. Wasn't made for love
4. Don't touch the dog
5. Consciousness
6. All the bets are off
7. Here we go again
8. Walk don't run
9. Breakin' free
10. Number eight
11. Ghetto in your mind
12. Subway train
13. The day we met
14. Find my way
DOWNLOAD


VOODOO GLOW SKULLS - "The Band Geek Mafia" (1998)

Conservados, possivelmente em tequilla do sul da Califórnia,os Voodoo Glow Skulls, liderados pelo clã Casillas, mandam neste disco o melhor da third wave ska dos anos 90. Ska/punk/hardcore no seu estado puro,altamente energético e contagiante. "The Band Geek Mafia" traz o mel do skacore em 14 faixas de pura paulada, em que o sexteto faz jus às suas raízes hispânicas, numa região de forte implantação da cultura latina, onde a temática e influência das ruas estão bem presentes.

1. Human Piñata
2. Symptomatic
3. Love Letter
4. They Always Come Back
5. Walking Frustration
6. Yo No Tengo Tiempo Para Ti
7. Left For Dead
8. The Band Geek Mafia
9. Brodie Johnson Weekend
10. Delinquent Song
11. Hieroglyphics
12. Misunderstood
13. Hit A Guy With Glasses
14. Stranded In The Jungle
DOWNLOAD