domingo, 16 de dezembro de 2007

JAZZ

DAVE BRUBECK QUARTET - "Time out" (1959)

Time Out é um daqueles álbuns vitais, que transcende fronteiras musicais. Um musicólogo negro, Willis James, foi o primeiro a reconhecer a revolução musical que o album Time Out provocou, em 1959. O pianista Dave Brubeck ao lado do saxofonista Paul Desmond, do baixista Eugene Wright e do baterista Joe Morello, provou que o jazz podia escapar do formato 4/4.
Comercialmente, de “Time Out”, em 1958, foi extraído o primeiro single de jazz a vender mais de 1 milhão de cópias (Take five/Blue Rondo à la Turk). Foi também o disco que inseriu o jazz em definitivo no mainstream, no panteão das artes ditas respeitáveis e, portanto, passíveis de consumo (sem culpas) pela classe média norte-americana.

1. Blue Rondo A La Turk
2. Strange Meadow Lark
3. Take Five
4. Three To Get Ready
5. Kathy's Waltz
6. Everybody's Jumpin'
7. Pick Up Sticks
DOWNLOAD


JOHN COLTRANE - "Giant Steps" (1959)

Poucos artistas foram influentes no jazz como o saxofonista John Coltrane. Em cada um dos vários períodos principais da sua carreira foram produzidos trabalhos clássicos que permanecem até o dia de hoje como modelos para os jazzistas do mundo inteiro. Em 1955 Coltrane se integrou ao Miles Davis Quintet como saxofonista-tenor, evoluindo rapidamente a ponto de se tornar um dos artistas mais poderosos desse grupo formidável. Infelizmente, em 1957 Coltrane foi despedido do Quintet devido ao uso da heroína. Depois de deixar as drogas, Coltrane trabalhou por um tempo com Thelonious Monk. Retornou ao quinteto de Miles Davis e em 1959 o esforço solista de Coltrane em "Giant Steps" que teve o acompanhamento de piano-baixo-bateria, o colocou no devido lugar na história do jazz.

1. Giant Steps
2. Cousin Mary
3. Countdown
4. Spiral
5. Syeeda's Song Flute
6. Naima
7. Mr. P.C.
DOWNLOAD

Nenhum comentário: